Refere-se ao design de produtos, interfaces ou sistemas que inspirem confiança nos usuários. Isso envolve elementos de design que comunicam segurança, transparência e credibilidade, para que os usuários se sintam à vontade ao interagir com o produto ou serviço.
O objetivo é impulsionar a qualidade em toda experiência com o produto que construa confiança nos clientes para aumentar a probabilidade do cliente se envolver com os produtos e serviços de uma empresa ao invés de buscar uma alternativa com um concorrente (Martins, 2022).
“Confiança é um resultado gerado por uma série de fatores diferentes que podemos incluir em nossos produtos e serviços” (Martins, 2022)
Os elemento do design for trust são (Horstmann, 2019):
- Informação: informa e guia os clientes ao prover conteúdo avaliado (curadoria), contextual e relevante.
- Conveniência: todas interações são boas, simples, fáceis e livres de problemas.
- Inspiração: guia os clientes na sua jornada e oferece um conjunto de ideias desafiadoras que resultam em uma grande experiência.
- Cuidado: mostrar que o valor essencial da empresa é existir para servir o cliente.
- Fortalecimento ou empoderamento (empowerment): fornece aos clientes o sendo de propriedade da sua experiência, nas qual eles ditam o ritmo e o que ocorre.
- Reconhecimento: reconhecer os clientes em cada ponto de contato na sua jornada, personalizando-a e recompensando sua fidelidade.
- Conexão: manter-se em contato com os clientes e aprimorar as conexões humanas.
- Consistência: proporcionar uma experiência consistente durante a jornada do cliente para que suas expectativas sejam ultrapassadas.
Tradução: design para confiança
Horstmann, Alex (2019) Designing for trust. Disponível em: https://uxdesign.cc/designing-for-trust-c8789c4f211c Acesso em: 8/8/2023
Martins, Agatha (2022). Design for trust: Como podemos projetar para a confiança? Disponível em: https://www.sintetizo.com.br/design-for-trust-como-podemos-projetar-para-a-confianca Acesso em: 8/8/2023
« retornar para home do glossário