Glossário: Design for standardization

« retornar para home do glossário

Design for Standardization, ou design para “padronização” visa projetar produtos que façam uso eficiente de peças e componentes padronizados, minimizando o número total de novas peças usadas. Isso é importante para permitir: um menor tempo de lançamento de novos; redução dos custos de redesenho e testes de componentes; eliminação de componentes redundantes; diminuição da quantidade de fornecedores e fabricantes originais (OEM) e otimizar o ciclo de vida geral do produto por meio da padronização. É comum associar a padronização ao uso de plataformas comuns para diferentes categorias de produtos e maior modularidade do produto e processos de fabricação.

É comum listar esta prática em conjunto com o design for compatibility

Design for standardization versus compatibility

Trabalhar com padrões facilita a compatibilidade.
Por um lado, podemos desenvolver um novo componente de um produto baseado em um padrão da indústria ou plataforma, que não necessariamente está baseado em itens padronizados da nossa empresa.
Por outro lado, podemos criar padrões dentro da nossa empresa, que não visam a compatibilidade, mas a eliminação de desperdícios.

Por exemplo, definir no sistema CAD diâmetros padronizados de furos elimina a necessidade de se comprar ferramentas de furação de diferentes diâmetros, assim como a definição de componentes padronizados (parafusos, porcas, rolamentos, processadores etc.) permitem a diminuição da variabilidade do estoque e diminuição dos custos associados.


Design for Standardization. Disponível em: https://dfmpro.com/blog/design-for-standardization/ Acesso em: 3 de outubro de  2023.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }