Design for disassembly (DfD) é uma prática utilizada para se conseguir desmontar um produto em suas partes e componentes com o menor custo possível visando minimizar o impacto ambiental por meio da aplicação das estratégias de reutilizar, reparar, remanufaturar, reciclar, recuperar (energia), possibilitando uma degradação segura no caso de descarte (Arroyo, 2020).
DfD contém um conjunto de princípios de design que auxilia o desenvolvimento de produtos que possam ser facilmente reparados, atualizados ou reciclados (Arroyo, 2020).
No caso de manutenção ou reparo, o design do produto deve prever a facilidade de uma nova montagem (reassembly). Portanto, é comum encontrar essas duas práticas associadas: Design for dis- and reassembly
O design for reassembly utiliza os princípios do design for assembly.
Veja a seção sobre design for maintainability. |
No caso da reciclagem, a desmontagem deve ocorrer com o menor custo e total separação dos materiais. Deve também permitir, em último caso, o descarte seguros de materiais.Esta prática começou a ser utilizada para a desmontagem de produtos mecânicos e eletrônicos e hoje é muito aplicada na construção civil.
Veja a estratégia de reciclar, como um dos Rs da sustentabilidade |
Arroyo, Augustin Flowalistik (2020). Guide to Design for Disassembly: How to implement it Disponível em: https://wikifactory.com/+wikifactory/stories/guide-to-design-for-disassembly-how-to-implement-it Acesso em: 3 de outubro 2023.
« retornar para home do glossário