Você está em: flexM4I > a prática > casos > caso Ultrasound as a service
Ato 6: Proposição de valor – ideação e validação
Cena 9: Prototipagem e testes
Prototipagem e testes
Objetivo
Confirmar se os conceitos geram o valor, analisar os benefícios e os impactos esperados para os stakeholders.
Cena:
— Agora temos as melhores ideias selecionadas! Nessa reunião vamos decidir a melhor forma de prototipar e testar os conceitos junto aos stakeholders. — Informou Luiza Daliga (coordenadora do projeto).
— A ideia é realizar essa etapa de forma rápida para confirmar se as nossas hipóteses de valor são verdadeiras (market-fit) e se a solução é viável, para decidir se vamos seguir com essas ideias ou descartá-las. — complementou Antônio Passos (engenharia).
Durante essa reunião, o time concordou em utilizar protótipos de baixa fidelidade para mostrar as principais características e funcionalidades das soluções aos stakeholders sem sair do plano de orçamento inicial de realização do projeto. O time de servitização utilizou uma lista dos tipos de protótipo de baixa fidelidade para escolher como os conceitos seriam testados:
- Protótipos de papel
- Protótipos em formato de jogos
- Storyboard
- Teatro
- Protótipos criados pelos clientes
- Journey map
- Ilustrações
Após certa discussão, todos concordaram em utilizar storyboards para mostrar aos stakeholders como seria a interação do usuário com a solução. O objetivo era ilustrar o conceito, as características e as funcionalidades da solução. Ao invés de elaborar um grande storyboard ilustrando a longa jornada do usuário, o time dividiu a jornada em cenas menores para validar os diferentes aspectos da solução separadamente.
— Vamos nos dividir em grupos para criar os storyboards. Cada grupo vai receber um aspecto da solução, que está ligado a uma hipótese ou premissa, e deve elaborar uma cena para validar esse conceito com os stakeholders, lembrando que o foco sempre deve ser o cliente. — instruiu Antônio Passos (engenharia).
— Legal! Meu grupo ficou com assistência técnica e manutenção preditiva do equipamento! Vamos elaborar uma cena que confirme a viabilidade de oferecermos esse serviço para a Ultras e se os médicos, donos das clínicas, que vão fechar um contrato de assinatura para uso do equipamento realmente gostariam de receber esse serviço. — disse Alceu Dispor (assistência técnica).
Ao final da reunião, cada grupo mostrou o seu storyboard para o time, que opinou e sugeriu melhorias nos modelos. Com base nas cenas criadas por cada grupo, o time conseguiu visualizar o conceito geral da solução e as interações com stakeholders.
Luiza Daliga (coordenadora do projeto) agendou sessões para a próxima semana com os stakeholders envolvidos no processo, que já haviam interagido com o time durante as entrevistas e observações, para avaliarem os protótipos.
Onde estamos na proposição de valor?
Comentários:
- Após a criação dos protótipos, teste-os com seu time antes de buscar feedback dos stakeholders. Podem surgir insights e melhorias antes mesmo dos testes iniciais
- Os protótipos devem ser testados com os stakeholders para obter o feedback
- Preferencialmente, o stakeholder deve interagir com o protótipo sem a influência do seu time e sem qualquer tipo de guia que o ensine a interagir. Apenas forneça um contexto mínimo para que o stakeholder entenda por si só o que fazer. Deixe que ele cometa erros e tome notas, pois os erros podem gerar insights e melhorias para o conceito
- Tome notas de tudo que puder contribuir para a evolução do conceito. Anote pontos positivos e negativos do protótipo. Ideias fornecidas pelo stakeholder também devem ser anotadas, assim como as dúvidas que ele teve. Tente refinar possíveis requisitos que ele tenha explicitado, como “Eu adoraria comprar essa solução desde que não fosse muito cara” ou então “Só pagaria por esse serviço se fosse muito rápido” – questione o que é caro ou rápido para o stakeholder e transforme esses requisitos em parâmetros mensuráveis
- A cada teste do protótipo, retorne com a sua equipe, melhore e refine o seu conceito, e crie novos protótipos para as premissas e hipóteses restantes. Se o seu time permanecer em dúvida em relação a algum aspecto da solução, pois os stakeholders ofereceram feedbacks positivos para mais de uma possibilidade, leve todas as possibilidades promissoras em frente. Pode ser que algum aspecto do modelo de negócio ou da viabilidade econômica ajude o seu time a tomar uma decisão
Duração: 4 dias – Linha do tempo
Atores:
- Time do projeto de servitização
Práticas: