Você está em: flexM4I > a prática > casos > caso Ultrasound as a service
Ato 5: Proposição de valor – síntese dos “problemas”
Cena 2: Estruturação das dores
Estruturação das dores
Objetivo
Agrupar e analisar as dores, problemas, desperdícios e impactos negativos dos stakeholders.
Cena: Após a reunião diária, o time de servitização se reuniu para iniciar a fase de sintetizar tudo o que foi descoberto sobre os stakeholders até agora.
— A ideia é levantar insights e oportunidades a partir do que já descobrimos! Vamos focar no usuário do produto, que são os médicos e, indiretamente, os pacientes — disse Ed Marcatex (mercado).
O time de servitização começou pelas dores, problemas, dificuldades, desperdícios e obstáculos do usuário (médico). Primeiro, eles levantaram todos os aspectos negativos que deveriam ser eliminados ou mitigados com a solução. Em seguida agruparam pela similaridade e importância usando o diagrama de afinidades.
— Temos vários obstáculos para a manutenção e descarte de equipamentos, que os stakeholders não pontuaram, como falhas por mau uso, dificuldade de instalação e descarte ao final da vida — disse Antônio Passos (engenharia).
— É verdade! Acho que podemos criar um grupo só para as dificuldades técnicas. Também temos que levar em conta o impacto de tempo e dinheiro para fazer pequenos reparos e a falta de manutenção preventiva, que faz o equipamento quebrar mais rápido! — acrescentou Décio Dezaine (engenharia).
Digi Taliza (informática) comentou que, ao invés de manutenção preventiva, eles deveriam pensar em incorporar sensores e outras soluções de IoT como parte do projeto de transformação digital da Ultras, para realizar a manutenção preditiva e, com isso, aumentar a disponibilidade de uso do equipamento.
Alceu Dispor (assistência técnica), enquanto ouvia os pontos levantados, já começou a anotar ideias de como contornar esses problemas.
Resultado:
Estruturação das dores para médicos e pacientes:
Comentários:
- As dores são uma síntese de tudo aquilo que queremos melhorar com a nova proposição de valor
- Osterwalder et al. (2014) afirmam que dores descrevem tudo aquilo que perturba o cliente antes, durante e depois de eles realizarem o que desejam (job). Eles descrevem ainda que existem vários tipos de dores: resultados e características indesejadas dos jobs, problemas, obstáculos e riscos
Duração: 2 horas – Linha do tempo
Atores:
- Time do projeto de servitização
Práticas: