Você está em: flexM4I > a prática > casos > caso Ultrasound as a service
Ato 2: Da ideia inicial até a aprovação do projeto de servitização
Cena 1: Planejamento estratégico – ideia inicial
Planejamento estratégico – ideia inicial
Objetivo
Completar o roadmap estratégico e definir as estratégias e os objetivos baseados nas oportunidades, ameaças, forças e fraquezas.
Cena: No planejamento estratégico anual da empresa, no qual a liderança decide a orientação do negócio durante o próximo ano, o roadmap estratégico foi apresentado aos líderes e aos participantes do processo de roadmapping – Edi Power (CEO), Marta Marquete (diretora de marketing), Salim Barganha (diretor comercial), Armando Capital (diretor financeiro), Manuel Pessoa (diretor de gestão de pessoas), Roberto Factori (diretor industrial), Celso Desenvolvo (diretor de engenharia) e time de roadmapping. A reunião foi conduzida por Pedro Cardinal, do time de inteligência de mercado.
A análise da situação interna atual e contexto externo da Ultras, apresentada por Pedro Cardinal, mostrou para a liderança que, para aumentar a penetração no mercado, fazer frente aos concorrentes, seguir as tendências tecnológicas e de negócio, a Ultras não poderia continuar a ofertar somente os seus produtos no modelo de negócios atual. O time participante dessa análise inicial sugeriu a servitização como estratégia de inovação para o negócio.
Comentários:
- Apesar de ser descrita de uma forma sequencial, esta atividade pode ocorrer paralelamente à construção do roadmap estratégico
Duração: 2 dias em paralelo com a atividade de construção do roadmap estratégico – Linha do tempo
Atores:
- Pedro Cardinal (inteligência de mercado)
- Time de planejamento estratégico: CEO e diretoria
- Convidados que participaram da criação do roadmap estratégico: Hélio Testa (inteligência de mercado), diretoria e consultor externo convidado para mediação do roadmapping
Práticas: