Ecossistema de inovação e empreendedorismo

Esta publicação replica um artigo publicado por nós no LinkedIn. Acesse o original pelo link no final deste post.

Hoje tratamos de uma outra perspectiva da gestão da inovação. Publicamos a 5ª versão da seção sobre ecossistemas, que agora conta com 65 páginas – praticamente um e-book. Quando você acessar a seção sobre ecossistema, clique no ícone do PDF na barra superior para fazer o download.

Mas o trabalho continua: ainda há conteúdos relacionados em outras seções, como gestão de ecossistemas, e tópicos a serem explorados, como maturidade de ecossistemas. A flexM4i segue evoluindo dinamicamente.

Não há um consenso sobre a diferenciação entre os conceitos de:

Obviamente que na academia há essa diferenciação.

Buscamos consolidar e sintetizar as principais definições, além de apresentar vários aspectos.

Consideramos que ecossistema de inovação e de negócios são sinônimos e estão relacionados com um negócio (se uma empresa tiver mais de um negócio, ela pode estar envolvida com mais de um ecossistema).

Um ecossistema de empreendedorismo, é aquele ambiente latente para construir negócios (de risco – ventures).

Mas sugerimos chamar simplesmente de ecossistema, como já é comum na prática.

No link abaixo você pode acessar a seção da flexM4i sobre ecossistema de inovação e empreendedorismo, que contém muitos tópicos para pessoas interessadas em diversos níveis de detalhamento e profundidade.

A figura abaixo ilustra a comparação entre esses conceitos, e se você quiser acessar diretamente este tópico, clique no link abaixo.

Veja esta mesma publicação no LinkedIn

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }