Ponto de desacoplamento (CODP) é o ponto na cadeia de valor onde o fluxo de materiais movido por previsões se separa do fluxo movido por pedidos reais dos clientes. Até o CODP, as operações são baseadas em previsões de demanda, com foco na eficiência e no planejamento antecipado. A partir do CODP, as operações são direcionadas por pedidos específicos dos clientes, priorizando flexibilidade e capacidade de resposta. Essa distinção entre operações upstream (baseadas em previsão) e downstream (baseadas em pedidos) tem implicações estratégicas significativas para a gestão da cadeia de suprimentos, influenciando decisões sobre estoque, produção sob encomenda, customização em massa, design modular e práticas de sustentabilidade (Harfeldt-Berg, 2024).
Essa definição ressalta a importância do CODP como um ponto estratégico que impacta como as empresas gerenciam sua produção e integração na cadeia de suprimentos, com base da estratégia de atendimento de pedidos (dos clientes), que basicamente são:
Também conhecido como Ponto de desacoplamento do pedido do cliente, do inglês, Customer Order Decoupling Point (CODP); ponto de diferenciação; ponto de customização; ou ponto de postergação da manufatura (no contexto na customização em massa).
Harfeldt-Berg, M. (2024). The role of the customer order decoupling point in operations and supply chain management.Department of Mechanical Engineering, Lund University.
« retornar para home do glossário