A prática - Caso
ZIPCAR

Assinatura de uso de carros 

localize-se na flexM4Ilista de casos

Resumo

Caso que retrata a aplicação do conceito ”shared economy” (ou economia do compartilhamento) para o mercado de automóveis. Para realizar tal compartilhamento, clientes utilizam planos de assinatura, atrelados à cartões magnéticos ou aplicativos de celular, com os quais podem alugar veículos espalhados pela cidade, em estacionamentos específicos, de maneira dinâmica. 

Tipo de empresa: grande e estabelecida

Objetos de inovação: serviços

Grau de novidade: disruptiva

Estratégia: para o mercado

Setor: serviços automotivos

Tipo de modelo de negócio: PSS

Intro

A empresa

Fundada na cidade de Boston, Massachusetts, em janeiro de 2000, a americana Zipcar propôs um modelo diferente para o aluguel de veículos que, por meio de um plano de assinatura, cartões magnéticos e aplicativos para celular, dinamizou o processo

Por que conhecer este caso?

O caso da Zipcar é um bom exemplo do emprego de tecnologias para acelerar processos que anteriormente tinham muita burocracia, tornando-o mais atrativo ao cliente. Quando foi criada, a Zipcar propunha um modelo simples e eficiente para o aluguel de carros, com o aluguel podendo ser realizado com a simples aproximação de um cartão magnético. 20 anos depois, os negócios baseados em sharing economy (economia do compartilhamento) espalharam-se, e o modelo de negócios da Zipcar pode ser considerado um dos pioneiros na aplicação de digitalização para facilitar o compartilhamento de veículos. 

Problemas

Diversos são os problemas solucionados pelo modelo de negócios: 

  • Custo elevado de compra de um automóvel particular
  • Gastos dispendiosos com manutenção de veículos
  • Falta de vagas para estacionar
  • Excesso de automóveis circulando
  • Impacto ambiental dos automóveis com obsolescência programada
  • Utilizar sempre o mesmo carro
  • Excesso de burocracia para aluguel de veículo

 

Ações, atividades realizadas

Grande parte dos problemas listados acima estão relacionados com possuir um automóvel particular, devido aos gastos elevados, assim como o impacto ambiental causado pelo número excessivo de automóveis rodando. Portanto, a proposta de valor da Zipcar consiste em ‘’vender a experiência’’ de usar um automóvel pelo tempo que for necessário, utilizando-se de tecnologias que tornem o processo de alugar o mais simples e prático possível. Logo, foram adquiridos diversos terrenos, estrategicamente posicionados nos arredores da cidade, onde seus clientes encontram uma grande variedade de carros, dentre eles elétricos, que podem ser alugados com a simples aproximação de um cartão magnético ou pelo aplicativo da empresa. Após finalizar o uso do carro, o cliente devolve-o a qualquer estacionamento da Zipcar, a qual se responsabiliza por sua redistribuição, deixando-os com uma quantidade padrão de gasolina/energia. 

Solução

Por meio de um plano de assinatura mensal, os clientes têm acesso a cartões magnéticos e ao aplicativo para celular, com os quais podem alugar qualquer carro disponível no estacionamento, tendo diversas opções de aluguel, seja por dia, por hora ou por KM rodado. Assim sendo, o cliente tem acesso a diversos benefícios de possuir um automóvel, sem se comprometer com os gastos dispendiosos atribuídos, tendo também diversas opções para o dia a dia. 

Sustentabilidade

O modelo de negócio proposto pela Zipcar apresenta uma alternativa sustentável ao final do ciclo de vida dos automóveis. Através do compartilhamento dos veículos, haverá uma menor quantidade de carros para serem descartados posteriormente, reduzindo seu impacto ambiental

Fontes e referências

https://www.zipcar.com/

https://en.wikipedia.org/wiki/Zipcar

Zipcar Carsharing Case Study

KEELEY, L. ; PIKKEL, R. ; QUINN, B ; Walters, H. Ten Types of Innovation: The Discipline of Building Breakthroughs. John Wiley & Sons, abril 2013.

Tags:
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }