Trilha: inovação corporativa
Usuários típicos e objetivos
Qualquer usuário que deseja conhecer os conceitos sobre inovação corporativa visando sua aplicação prática.
Recomendações
Deixe a página desta trilha sempre aberta em uma aba ou baixe o pdf e siga os links do mapa da trilha.
Consideramos a inovação corporativa como um sinônimo de empreendedorismo corporativo, que contém o intraempreendedorismo. No início do mapa mostramos onde você pode ler essa comparação.
Segundo o nível de detalhamento de seu interesse, leia somente os conteúdos dos níveis básico e executivo (que são equivalentes) ou também os conteúdos de níveis de treinamento e avançado, que exige um tempo maior e mais conhecimento anterior sobre inovação e empreendedorismo.
Mapa da trilha de inovação corporativa
- estudar o conteúdo da abordagem intitulada “inovação corporativa / empreendedorismo corporativo e intraempreendedorismo”.
- atenção ao tópico “Inovação corporativa como sinônimo de empreendedorismo corporativo”, que explica porque consideramos os dois termos sinônimos.
- nas “Fontes de consulta na web”, você encontra informações complementares introdutórias sobre o assunto. Observe que como a evolução da inovação corporativa e do empreendedorismo corporativo vieram de comunidades distintas, é difícil encontrar de forma explícita essas duas abordagens como sinônimos, da forma como tratamos da flexM4i
- quem desejar ter somente os conceitos introdutórios deve parar por aqui, as indicações seguintes dessa trilha são para pessoas interessadas nos níveis de detalhamento de treinamento e avançado.
- dentro do tópico “Fontes de consulta na web”, existe uma descrição de um mapa da inovação corporativa que você pode acessar gratuitamente para conhecer a situação das empresas que responderam a um diagnóstico sobre este tema, e ainda você tem a possibilidade de conhecer quais os aspectos de inovação corporativa que são perguntados
- ler o resto da abordagem (conteúdo para níveis de treinamento e avançado) e escolha alguns do mecanismos e práticas dessa abordagem para se aprofundar
- estudar esses mecanismos e práticas e montar um quadro, um mapa mental ou um mapa conceitual relacionando esses mecanismos e práticas.
- procurar casos reais de inovação corporativa para melhorar seu entendimento sobre essa abordagem (por enquanto estamos compilando alguns exemplos – veja o tópico “casos e exemplos” dentro das informações adicionais.
- para quem estiver interessado em conceitos mais avançados: correlacionar em um mapa mental / conceitual as categorias dos processos de inovação com as práticas de inovação corporativa para identificar superposições (pontos em comum) e lacunas entre essas abordagens