Método multicritério para priorização e consequentemente seleção de alternativas, como projetos de inovação ou melhoria, que não usa a média ponderada (que apesar de intuitiva possui as limitações da compensação, explicadas nesta seção). Além da teoria, oferece uma planilha para você baixar e aplicar.
Práticas: Método MoSCoW para priorização de requisitos
Técnica de priorização de requisitos para chegar a um entendimento comum entre os stakeholders sobre a importância atribuída à entrega de cada requisito.
Práticas: Matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)
Para priorizar eventos e problemas a serem analisados; decisões a serem tomadas; eventos e estratégias futuras a serem analisadas, planejadas e executadas. Lista, classifica e sequencia com base nos critérios de Gravidade, Urgência e Tendência. Transmite clareza sobre a hierarquia dos itens a serem trabalhados.
Práticas: Modelo de Kano
Ferramenta utilizada para priorização de características (requisitos, features, atributos) do produto com base na percepção dos clientes. Classifica as características de acordo com a análise entre a presença ou não e desempenho daquela característica (planejada) no produto / serviço e a satisfação dos clientes.
Práticas: Diagrama de Pareto
Diagrama empregado para se representar da maior a menor frequência de ocorrência um fenômeno para priorizar 20% das causas que provocam 80% dos problemas.