Um modelo de referência que pode ser utilizado em atividades didáticas e também para empresas usarem como inspiração para definir o seu processo de desenvolvimento de produtos.
Práticas: Arquitetura de negócios
A Arquitetura de Negócios, como um dos componentes da arquitetura empresarial, estrutura e comunica os componentes essenciais do negócio, conectando estratégia e execução. Esta seção detalha seus elementos, modelos de representação, governança e aplicações práticas, destacando sua importância para a tomada de decisão e adaptação organizacional.
Práticas: O modelo stage-gate
Stage-gate ® é um modelo de referência para o processo tradicional de desenvolvimento de produtos, muito conhecido e difundido. Muitas vezes, ele é mencionado como um modelo “antigo” e ultrapassado, que engessa o desenvolvimento e a inovação. Nesta seção, apresentamos seus conceitos introdutórios e sua evolução para mostrar que ele veio se adaptando às novas abordagens e práticas de gestão e, portanto, ainda é atual.
Práticas: Value Stream Mapping
Value Stream Mapping (VSM), ou mapeamento do fluxo de valor, é um método para se criar um mapa do fluxo de valor atual de um sistema de produção (chão de fábrica) para detectar os desperdícios com o objetivo de gerar um mapa da situação futura que elimine esses desperdícios. O VSM também pode ser usado em outros ambientes (escritório), mas o foco desta seção está na produção. Indicamos uma fonte de acesso livre para você conhecer um exemplo bem detalhado de aplicação do VSM.
Práticas: Funil de inovação ainda é válido?
Para muitos, o funil de desenvolvimento de produtos está associado a modelos de processo rígidos e prescritivos. Hoje em dia, o conceito de funil é simplesmente uma seleção de alternativas com base em testes de validação, experimentação e outros critérios. A gestão da inovação pode orquestrar múltiplos funis de diferentes objetos.
Práticas: Corpo de conhecimentos (BOK: body of knowledge), norma, modelo e framework de processos
São referências para se definir um modelo de processo para uma empresa específica e alguns trazem requisitos e diretrizes que têm de ser considerados na gestão da inovação.