Essas estratégias visam desacelerar o ciclo de recursos (slowing resource loops) e fechar o ciclo de recursos (closing resource loops).
Práticas: Design for Maintainability
Desde o início do desenvolvimento, deve-se aplicar regras de design para apoiar a criação de sistemas (produto, infraestrutura, equipamentos etc.) mais fáceis de manter e reparar ao longo do seu ciclo de vida. Visa tornar os produtos mais sustentáveis, econômicos e amigáveis para o usuário, garantindo que eles possam ser usados por mais tempo com menos dificuldades em caso de problemas ou necessidade de manutenção. Dessa forma, a longo prazo os custos e os desperdícios são reduzidos, pois ocorre um aumento da durabilidade do produto.
Práticas: Design for six sigma
O DFSS surgiu da metodologia de qualidade Seis Sigma e estabelece processos alternativos ao Define-Measure-Analyze-Improve-Control (DMAIC) voltados ao desenvolvimento (design) de novos produtos e/ou processos de fabricação, com a aplicação de técnicas estatísticas para “projetar corretamente pela primeira vez” minimizando o efeito de fontes de vulnerabilidades do design que podem se propagar para a produção e fase de uso dos produtos.