A matriz morfológica é uma ferramenta de criatividade que explora soluções inovadoras, relacionando características desejadas com alternativas de solução. Utilizada em diversos contextos, organiza combinações possíveis de elementos, facilitando a análise sistemática de problemas e a geração estruturada de ideias criativas para produtos ou processos.
Práticas: Método Galeria de criatividade
Combina trabalho individual e coletivo. Inicialmente, cada participante trabalha de forma isolada, desenvolvendo soluções que são expostas em uma ‘galeria’ (mural). Em seguida, o grupo discute e refina essas soluções de forma colaborativa.
Práticas: Metodologia de inovação de Furr & Dyer
Metodologia adaptável de inovação corporativa, que integra abordagens e práticas de criatividade, ideação, inovação aberta, design thinking, software ágil, lean startup e inovação de modelo de negócio.
Práticas: Biomimética
Biomimética é uma abordagem de aprender com a natureza e emular as formas naturais, os processos da natureza e os ecossistemas para criar soluções mais sustentáveis. Não se trata da apropriação de práticas da natureza e sim de usar a natureza como fonte de inspiração.
Práticas: Design Thinking
Design thinking é uma abordagem ampla, que deu origem a muitas metodologias centradas no usuário para entendimento e ideação. Serve tanto para as fases iniciais da inovação, como para a resolução de problemas em geral.