Esta seção explora como diferentes configurações de Escritórios de Projetos (PMOs) podem moldar a capacidade da organização de executar sua estratégia (desenvolver projetos), promover a governança e, assim, impulsionar a inovação. Ao apresentar desde estruturas tradicionais até modelos emergentes mais flexíveis e orientados por valor, o conteúdo oferece subsídios para refletir sobre o papel do PMO na articulação entre iniciativas inovadoras e a disciplina da gestão de projetos.
Práticas: Gestão de (por) processos – BPM
A gestão de processos (BPM) é uma forma de articular e aplicar de modo integrado abordagens, metodologias, estruturas de trabalho, práticas, técnicas e ferramentas para processos que muitas vezes são aplicadas de maneira isolada. A perspectiva de processos é central na gestão da inovação, que é vista como uma coleção de processos, como mostramos na lógica da inovação.
Práticas: Gestão da qualidade total e six sigma
As abordagens da gestão da qualidade e six sigma são capabilidades ordinárias básicas que uma empresa deve possuir para poder praticar a gestão da inovação
Práticas: Gestão de marketing
A gestão de marketing envolve a aplicação de estratégias, abordagens, metodologias, métodos e ferramentas de marketing para realizar os processos de marketing e fazer parte de outros processos, intimamente relacionados com a inovação.