Escritório de projetos – PMO
Esta seção explora como diferentes configurações de Escritórios de Projetos (PMOs) podem moldar a capacidade da organização de executar sua estratégia (desenvolver projetos), promover a governança e, assim, impulsionar a inovação. Ao apresentar desde estruturas tradicionais até modelos emergentes mais flexíveis e orientados por valor, o conteúdo oferece subsídios para refletir sobre o papel do PMO na articulação entre iniciativas inovadoras e a disciplina da gestão de projetos.
Quem deve coordenar a inovação?
Este ensaio provoca uma reflexão sobre a criação de áreas formais para gerir a inovação e propõe abordagens mais sistêmicas e distribuídas. A partir de dilemas organizacionais recorrentes, discute-se o papel da governança, a necessidade de estruturas paralelas e a importância da cultura e da liderança para legitimar a inovação além dos organogramas.
Arquitetura organizacional
Esta seção localiza e diferencia a arquitetura organizacional com relação a outras arquiteturas componentes do negócio e mostra a articulação entre ela e o design organizacional, que às vezes é considerado um sinônimo da arquitetura organizacional. Descreve ainda os seus principais componentes e sua relação com a governança corporativa.
Governança da inovação – fundamentos e motivos para adoção
Esta é a seção inicial de quatro que discute a governança da inovação. Ela apresenta as definições principais, quando (em quais momentos) e por que (quais as razões) devemos considerar a implementação de uma governança da inovação. Mostra um contraponto para evitar que a governança engesse a inovação e limite a criatividade.