A WBS (work breakdown structure) é uma representação da estrutura de decomposição hierárquica do trabalho a ser realizado para atingir os objetivos de um projeto. Essa estrutura divide e subdivide o trabalho do projeto em partes menores e, portanto, mais gerenciáveis. A estrutura pode ser subdividida, por exemplo, em fases do projeto, principais entregas, disciplina e localização. Cada nível descendente da estrutura analítica do projeto (WBS) descreve o trabalho do projeto em um nível cada vez mais detalhado (ISO, 2012).
A WBS é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A WBS organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. O trabalho planejado e contido dentro do nível mais baixo de componentes da WBS são denominados pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, estimado, monitorado e controlado. No contexto da WBS, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita (PMI, 2017).
Utilizamos com frequência no Brasil a sigla WBS, que representa o termo em inglês “work breakdown structure”. É comum ser utilizada a sigla EAP (estrutura analítica de projeto), que é a tradução de WBS. Uma outra sigla utilizada é EDP, estrutura de decomposição do trabalho, que é uma tradução mais literal e fidedigna de WBS, mas é pouco usada. Um motivo é porque o PMBOK em português adotou a EAP.
A sigla EDP também é conhecida como estrutura de decomposição do produto (produto do projeto, ou seja o resultado do projeto). |
ISO (2012) 21500:2012. Guidance on project management. International Organization for Standardization (ISO).
PMI (2017). PMBoK Guide – A guide to the project Management body of knowledge. 6th. ed. Project Management Institute, Inc. Newtown Square, PA.
« retornar para home do glossário