Uma tese de investimento é um documento que contém argumentos de uma estratégia específica de investimento, resultante de pesquisas e análises de potencial de lucro desses tipos de investimento, que pode ser utilizado para recomendar um novo investimento. Uma tese de investimento pode ser usada por investidores para investigar e selecionar investimentos que atendam aos seus objetivos”(Kenton, 2021).
“Uma tese de investimento ajuda os investidores a avaliarem ideias de investimento, orientando-os idealmente na seleção das melhores ideias que podem ajudar a atingir seus objetivos de investimento.
A tese de investimento deve descrever porque você investe na empresa e o que você espera que aconteça. É uma espécie de guia que você estabelece inicialmente e ajuda você a tomar decisões de investimento adequadas. A tese determina em quais iniciativas você deve se envolver e quais não estão realmente alinhadas com o que você acredita e deseja financiar. A parte importante é que você precisa provar que sua tese é verdadeira” (Szyzdek, 2019).
“O mercado é enorme, então você não pode se concentrar em todas as oportunidades possíveis. Sua tese é sua estratégia de mercado. Você, assim como as empresas de seu portfólio em potencial, precisam entender claramente o que estão procurando. Deve ser público e simples de entender para que os fundadores quando perceberem sua mensagem no mercado, possam vir até você.” (Szyzdek, 2019)
“A tese deve expressar suas crenças e estratégia o mais próximo possível. A articulação e a verbalização do seu pensamento podem ser difíceis, mas procure as palavras adequadas para que as pessoas possam facilmente entender o que impulsiona você e seu fundo de Venture Capital.” (Szyzdek, 2019)
Este vídeo no YouTube apresenta uma palestra de um investidor de capital venture, que explica o que é uma tese de investimento (22:13 min) https://www.youtube.com/watch?v=ks9TBuFwRbo
Exemplos de teses de investimento
Forerunner Ventures: “Somos uma empresa de capital de risco em estágio inicial dedicada a investir em empreendedores ambiciosos para definir e dominar uma nova geração de comércio.” (Szyzdek, 2019).
Fundo 2 não identificado: “Buscam empresas com potencial grande de escalada que estão prestes a embarcar em um ritmo de crescimento rápido. Em geral, essas empresas se enquadram em rodadas de Série A, mas também existe uma verba separada para investimentos em rodadas de Seed, caso exista algum fundador muito acima da média que chame atenção dos investidores. A prática principal e mais comum do fundo é de investimentos que giram em torno de três a cinco milhões de dólares. São bem variados em relação a vertical dos negócios, pois contam com empresas de logística, aulas de inglês online e outras no portfólio, porém sempre com foco em empresas que tenham soluções tecnológicas.”(Mattos, 2020)
Fundo 3 não identificado:”Realiza investimentos apenas em negócios B2B (business to business) em Israel e Estados Unidos. Possuem preferência nos setores de agro, fintech, saúde, cybersecurity e enterprise software. Atuam majoritariamente em rodadas de Série A, mas possuem em sua estratégia uma margem para fazer investimentos, quando necessário, em empresas em rodadas de Série B e Seed. Por estar no Brasil e investir fora, seu foco é ajudar as empresas na expansão internacional, principalmente startups americanas e israelenses na sua expansão para a América Latina. Uma curiosidade sobre o FUNDO F3 é que hoje a média de idade dos fundadores das empresas que são investidas no seu portfólio é de quarenta anos. Não há pontos de exclusão no processo de investimento por ser uma empresa com fundadores jovens, inclusive possuem empresas com fundadores muito jovens, mas preferem, em geral, fundadores com cerca de cinquenta anos que já foram executivos de grandes empresas ou fundaram outras startups antes. Outra questão de preferência no investimento, mas que não se caracteriza como um fator de exclusão, é a quantidade de fundadores da startup. Preferem negócios que contam com mais de um fundador, pois acreditam que existe um potencial maior de crescimento nesses casos (Mattos, 2020).
Acesse a seção da flexM4i sobre “Modalidades de fomento da inovação e empreendedorismo” |
Kenton, W. (2021) Investment Thesis. Investopedia. Disponível em: https://www.investopedia.com/terms/i/investment-thesis.asp Acesso em: 14/11/2022
Mattos, A. C. de. (2020). Impactos dos fundos de investimento de venture capital na gestão das startups brasileiras. Trabalho de conclusão de curso de graduação apresentado ao Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Szyzdek, Paulina. (2019) All you should know about the Investment Thesis. DataDrivenInvestor. Disponível em: https://medium.datadriveninvestor.com/all-you-should-know-about-the-investment-thesis-b230d51b6e3 Acesso em: 14/11/2022
« retornar para home do glossário