É o ritmo no qual um sistema de manufatura deve produzir para atender à demanda do cliente. Ele é calculado como o tempo disponível dividido pela quantidade de unidades que precisam ser produzidas. Existem dois tipos principais de takt time: o takt do sistema, que mede a capacidade de produção do sistema, e o takt do cliente, que reflete a demanda do cliente. Idealmente, o takt do sistema deve ser um pouco mais rápido que o takt do cliente para garantir que a produção acompanhe a demanda sem atrasos.
O termo “takt” é uma alemã que significa “pulso”, “batida” ou “ritmo”. É um termo utilizado na música (ver verbete do dicionário abaixo) e amplamente utilizado na produção enxuta (Lean Production).
O conceito de sua aplicação em produção tem origem na montagem de aeronaves na Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial e reflete uma ideia de sincronização e ritmo de produção para atender à demanda. O uso do conceito na manufatura foi popularizado nesse período, especialmente para gerenciar o ritmo de produção em operações de grande escala. Takt, der (DWDS, 2024 – dicionário online alemão) |
DWDS (2024) Digitales Wörterbuch der deutschen Sprache. Disponível em: https://www.dwds.de/wb/Takt?o=takt Recuperado em: outubro 2024.
Roser, Christoph (2024). AllAboutLean.com Glossary of Lean Production Related Terms. Disponível em: https://www.allaboutlean.com/lean-glossary/ Recuperado em: outubro 2024.
« retornar para home do glossário