Glossário: Subprocesso

« retornar para home do glossário

Um subprocesso é um conjunto de atividades embutido em um processo maior (Baldam et al., 2014).

A figura a seguir ilustra exemplos de subprocessos.

Figura 455: Exemplos de subprocessos

Os processos primários, de apoio e gerenciais, assim como os de fabricação transformam inputs em outputs e por isso são considerados processos. Como já mencionado, processo é uma generalização desses outros tipos de processos.

Os processos primários, de apoio e gerenciais podem ser constituídos de subprocessos, que também podemos chamar de processos, já que a definição de processos é genérica (transforma inputs em outputs).

No entanto, as especializações dos processos primários devem se ater à definição. Se um processo não tiver a característica de ser ponta a ponta (end-to-end), ele deixa de ser um processo primário.

Por exemplo, a inovação é considerada por muitos autores como sendo um processo. Sim, de acordo com a definição genérica de processo, ela seria um processo. Porém, consideramos melhor lidar com os subprocessos da inovação, pois ela é muito ampla. Vamos chamar os subprocessos da inovação de processos (está de acordo com a generalização). Trabalhar com os processos de inovação permite estruturar alternativas de gestão da inovação. Seus processos constituintes possuem as características de um processo ponta a ponta, tais como, desenvolvimento de produtos, de serviços e outros (veja alguns exemplos na figura acima).

No entanto, se descermos mais um nível da especialização deste processo, temos os processos de entendimento dos clientes e levantamento de requisitos, ou ideação e outros. Podemos ainda chamar de processos (segundo a generalização), mas não de processos primários ponta a ponta.

A articulação entre esses processos mais especializados forma um fluxo de trabalho (não necessariamente linear). O cliente interno, nesses exemplos, são os próprios membros do time de desenvolvimento de produtos e esses processos só fazem sentido se encadeados com outros processos (subprocessos) do desenvolvimento de produtos. Observe que ainda não estamos falando do nível de atividade (consultar a definição de atividade no glossário). Atividade é um nível abaixo.

Por exemplo, os resultados dos processos de entendimento dos clientes e levantamento de requisitos são as entradas para os processos de ideação; que por sua vez fornecem os conceitos das ofertas para os processos de detalhamento e lançamento. Se forem instanciados em um projeto de inovação, as atividades desses processos podem ser estruturadas em fases do projeto. O conceito de fase é da gestão de projetos, ou seja, da gestão de uma instância dos processos listados. Veja que todos esses processos podem fazer parte de um processo de desenvolvimento de produtos (por exemplo). Neste caso, esses processos podem ser chamados de subprocessos. Veja a próxima figura.

Figura 605: ilustração que representa a diferença dos conceitos de processo e fases de projeto , citando a possibilidade de se extrair atividades de processos de referência, que são alocadas em diferentes fases de projetos distintos

Processo de apoio com subprocessos “estanques” 

No caso de um processo de apoio, que gerencia um ativo, como o de gestão de pessoas destacado na figura abaixo, os processos (subprocessos) são “estanques” entre si. Ou seja, não formam um fluxo de trabalho ponta a ponta entre si. Esses subprocessos, que também podem ser chamados de processos, pois transformam entradas em saídas,  existem para apoiar os processos primários, como apresentado anteriormente.

Figura 496: exemplo de um processo de apoio “estanque”, no qual seus subprocessos não formam um fluxo de trabalho (ponta a ponta) entre si.

Esta e outras definições relacionadas com processo foram articuladas e apresentadas em uma sequência lógica na seção “Definições e conceitos relacionados com processos”.

Baldam, Roquemar; Valle, Rogerio; Rozenfeld, Henrique (2014). Gerenciamento de processos de negócios – BPM: uma referência para implantação prática. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }