Glossário: SCOR digital standard

« retornar para home do glossário

“O SCOR digital standard (SCOR-DS) é um modelo que fornece metodologia e ferramentas de diagnóstico e benchmarking que ajudam as organizações a fazer melhorias drásticas e rápidas nos processos da cadeia de suprimentos. Faz parte do corpo de conhecimentos da ASCM (ASCM body of knowledge) utilizado para promover o avanço da gestão de ponta a ponta da cadeia de suprimentos.

O modelo SCOR foi desenvolvido para descrever os processos associados a todas as fases de satisfação da demanda do cliente. O modelo em si contém várias seções com guias e é organizado em torno dos sete processos principais de gerenciamento: Orquestrar (Orchestrate), Planejar (Plan), Gestão de pedidos (Order), Suprimentos (Source), Transformar (Transform), Atender aos pedidos (Fulfill) e Fluxo reverso (Return).

Ao utilizar esses processos (building blocks), o modelo pode descrever cadeias de suprimentos que são muito simples ou muito complexas, utilizando um conjunto comum de definições. Como resultado, indústrias diferentes podem descrever a profundidade e a amplitude de praticamente qualquer cadeia de suprimentos. O modelo foi capaz de descrever e fornecer com sucesso uma base para a melhoria da cadeia de abastecimento para projetos globais, bem como para projetos específicos de locais” (ASCM, 2022). 

Visite e explore o modelo: https://scor.ascm.org/processes/introduction 

Além da dimensão dos sete processos, o modelo contém as dimensões de:
  • desempenho: com os principais indicadores de desempenho;
  • pessoas: com a indicação das principais habilidades necessárias para a gestão da cadeia de suprimentos. Cada habilidade está associada aos subprocessos dos processos principais; experiências (competências) e treinamentos necessários para se obter essas habilidades e competências; 
  • melhores práticas: definidas no SCOR como práticas atuais, estruturadas e replicaveis que já comprovaram que possuem um impacto positivo no desempenho da cadeia de suprimentos. 

A figura que você irá encontrar na primeira página do link da dimensão de processo é um diagrama que “representa a natureza circular, contínua e conectada da cadeia de suprimentos atual e os sete processos principais dentro de cada cadeia de suprimentos. O gráfico SCOR-DS exibe o equilíbrio entre Oferta e Demanda em um loop infinito horizontal e entre Sincronização e Regeneração em um loop infinito vertical” (ASCM, 2022). 

SCOR é uma sigla criada em 1996 pela APICS que significa “Supply Chain Operation Reference”.

APICS (American Production and Inventory Control Society)  era a sigla de uma instituição que organizava os conhecimentos sobre gestão da cadeia de suprimentos (SCM – supply chain management).

Em 2014, a APICS se uniu ao Supply Chain Council para formar a Association for Supply Chain Management (ASCM) . Isso resultou em uma organização combinada que oferece uma ampla gama de recursos, educação e certificações relacionadas à gestão da cadeia de suprimentos e operações. A ASCM continua a construir sobre o legado da APICS e do Supply Chain Council, fornecendo liderança e orientação no campo da gestão da cadeia de suprimentos.

Hoje a  ASCM gerencia o SCOR digital standard.


ASCM (2022) ASCM: Supply Chain Operations Reference Model – SCOR Digital Standard. Disponível em: https://scor.ascm.org/api/files/24?v=1707513273348 Acesso em: 8 fevereiro 2024.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }