Sigla para middle of life (meio da vida) da perspectiva do ciclo de vida de produtos (PLM – product lifecycle management).
A área de PLM discute o ciclo de vida de produtos segundos duas perspectivas: o fluxo de informação, desde a criação do produto, e o fluxo de materiais, desde a extração da matéria prima.
O MOL inclui a distribuição (logística externa), uso e suporte (em termos de reparação e manutenção). Ao longo da sua vida, um produto passa das mãos da empresa para os fornecedores de serviços (e.g. fornecedores de transporte, mas também fornecedores de assistência pós-venda), para chegar às mãos do cliente. Essas passagens podem acontecer muitas e muitas vezes. Os dados de uso do produto devem ser coletados, transformados e usados para diversos fins na cadeia de serviços. Por exemplo, os dados sobre o comportamento do produto durante a fase de uso podem ser realimentados no BOL e usados para melhoria do projeto. (Duque et al., 2014).
Na tabela a seguir apresentamos de forma resumida uma comparação entre os fluxos de informação (e processos correspondentes) com o fluxo de material, relacionados com as fases do ciclo de vida (BOL, MOL e EOL).
Leia mais sobre essas fases no tópico “Ciclo de vida das ofertas (produtos e serviços)”. |
Duque Ciceri, N., Garetti, M., & Terzi, S. (2014). Product lifecycle management approach for sustainability. Competitive Design – Proceedings of the 19th CIRP Design Conference, March, 147–154.
« retornar para home do glossário