“Um mapa de processo fornece uma visão abrangente dos principais componentes do processo e apresenta maior precisão do que um diagrama de processo. Tenderá a agregar maior detalhe acerca do processo e de alguns dos relacionamentos mais importantes com outros elementos, tais como atores, eventos e resultados (ABPMP, 2013).
“Os termos diagrama de processo, mapa de processo e modelo de processo são muitas vezes utilizados de forma intercambiável ou como sinônimos. Contudo, diagramas, mapas e modelos têm diferentes propósitos e aplicações. Na prática, diagrama, mapa e modelo são diferentes estágios do desenvolvimento, cada qual agregando mais informação e utilidade para entendimento, análise e desenho de processos” (ABPMP, 2013).
Apesar dessa diferenciação formal, na flexM4i, vamos denominar essas representações de “modelo de processo” com diversos níveis de detalhamento / abstração.
ABPMP (2013). CBOK v3.0 – Guide to the Business Process Management Common Body of Knowledge. 3. ed. Indiana: Association of Business Process Management Professionals. Disponível em: www.abpmp.org.
« retornar para home do glossário