Make-to-Order (MTO) é uma estratégia de atendimento de pedido de clientes (também denominada de estratégia de produção), na qual os produtos só começam a ser fabricados após a confirmação de um pedido específico de um cliente. Nesse modelo, a produção é direcionada pela demanda real, evitando a necessidade de manter grandes estoques de produtos acabados.
Nessa estratégia as especificações (design) do produto já estão prontas e estáveis. Mesmo assim, essa estratégia permite um certo grau de customização para atender a requisitos específicos dos clientes, embora não tão extensivo quanto no ETO (Engineer-to-order), que envolve o desenvolvimento do produto sob encomenda.
Essa estratégia é utilizada em empresas que desejam evitar manter estoques de componentes, pois a produção é acionada apenas após o pedido ser recebido.
Uma derivação do MTO é a estratégia Resource-to-Order (RTO), onde os recursos e matérias-primas são adquiridos somente após a confirmação do pedido e antes da produção começar, que depende desses recursos e matérias-primas.
Leia mais na seção específica sobre as estratégias MTO com RTO. |