KPI (key performance indicator) é uma métrica utilizada para quantificar a eficiência e/ou eficácia de uma ação (Neely et al., 2005). Esses indicadores devem ser monitorados continuamente e podem ser divididos em:
- indicadores de produtividade
- indicadores de qualidade
- indicadores de capacidade
- indicadores estratégicos
Podemos definir KPIs para os processos e funções de negócio. Apesar de hoje existir a possibilidade de se avaliar esses indicadores continuamente, geralmente, o acompanhamento (controle) ocorre com uma certa periodicidade. No desdobramento tradicional da estratégia, a periodicidade é anual. Porém, isso não é suficiente para atender à dinâmica atual dos negócios.
Os indicadores de desempenho de processos de produção, como os da manufatura contínua (setor alimentício, químico etc.) podem ser monitorados em tempo real.
Esses indicadores são organizados em sistemas de medição de desempenho (SMDs), que são desenvolvidos a partir de dois tipos de frameworks:
- estruturais: definem relações entre os indicadores e classes de indicadores com o objetivo de gerenciá-los.
- procedimentais: têm o objetivo de apoiar o processo de construção de um SMD.
Neely, A.; Gregory, M.; Platts, K. (2005). Performance measurement system design: a literature review and research agenda. International Journal of Operations and Production Management, v.25, p.1228-1263.
« retornar para home do glossário