Utiliza o mesmo princípio de software livre (veja que é diferente de software de código aberto). Ou seja, os usuários são livres para usar, copiar e redistribuir sem mudar. No entanto, não é simples copiar um hardware, pois ele sempre é um resultado de um processo de fabricação baseado em um projeto (design). Por isso é mais importante pensar em design de hardware livre.
Assim, um hardware livre é resultado de um design de hardware livre (https://www.gnu.org/philosophy/free-hardware-designs.en.html )
Nota:; o verbete da Wikipédia em português mistura os conceitos de hardware livre com hardware de código aberto, o que na prática não importa muito. É uma questão de princípios.
Software livre versus software de código aberto
Podemos considerar sinônimos apesar de serem dois pontos de vista:
- O software livre (free software) foca na liberdade que os usuários possuem de executar, copiar, distribuir, estudar, mudar e melhorar o software. Não necessariamente de graça.
- O software de código aberto (open source software) foca nas questões pragmáticas de desenvolvimento e disponibilização e licença de uso do código fonte, no qual o direito autoral fornece o direito de estudar, modificar e distribuir o software de graça para qualquer um e para qualquer finalidade
Richard Stallman, fundador no movimento do software livre, rejeita a consideração de que software livre e software de código aberto sejam sinônimos. Ele explica neste post por que o código aberto não compartilha dos objetivos do software livre:
“Os termos “software livre” e “código aberto” representam quase a mesma gama de programas. No entanto, eles dizem coisas profundamente diferentes sobre esses programas, com base em valores diferentes. O movimento do software livre faz campanha pela liberdade para os usuários da computação; é um movimento pela liberdade e pela justiça. Por outro lado, a ideia de código aberto valoriza principalmente a vantagem prática e não faz campanha por princípios. É por isso que não concordamos com o código aberto e não usamos esse termo.”
Leia o resto do post para conhecer outros argumentos de Stallman https://www.gnu.org/philosophy/open-source-misses-the-point.html
No entanto consideramos que devemos tratá-los de forma integrada como FOSS (free and open source software)
« retornar para home do glossário