A seguinte definição expandida foi extraída de North & Kumta (2018):
A gestão do conhecimento permite que indivíduos, equipes e organizações inteiras:
- criem,
- compartilhem e
- apliquem conhecimento
de forma coletiva e sistemática para alcançar seus objetivos estratégicos e operacionais.
A gestão do conhecimento contribui para aumentar a eficiência e a eficácia das operações e, ao mesmo tempo, possibilita a inovação e a mudança na qualidade da competição.
O objetivo da gestão orientada ao conhecimento é transformar informações em conhecimento e converter esse conhecimento em uma vantagem competitiva sustentável, mensurável como sucesso nos negócios.
Diante disso, a gestão do conhecimento abrange as seguintes tarefas e propósitos:
- Aquisição de conhecimento: Garantir que as informações e conhecimentos necessários para o desenvolvimento dos negócios e processos empresariais estejam disponíveis.
- Criação de conhecimento: Assegurar que o conhecimento seja desenvolvido no lugar mais adequado, seja dentro ou fora da empresa, e que conduza à inovação.
- Compartilhamento e uso do conhecimento: Promover a disseminação, o aprendizado e o uso do conhecimento.
- Aprendizado: Assegurar que a organização e cada um de seus colaboradores sejam capazes de aprender, refletir e aplicar o que foi aprendido.
- Proteção do conhecimento: O conhecimento é um ativo, e seu valor precisa ser protegido, mantendo-o atualizado por meio das contribuições das pessoas.
O desafio está em desenvolver a abordagem correta para a gestão do conhecimento. Isso depende da cultura da organização e é uma combinação de “sistemas de pessoas” e “sistemas de informação”.
Conheça a definição de conhecimento. |
North, K. & Kumta, G. (2018). Knowledge management: Value creation through organizational learning. Springer.
« retornar para home do glossário