Glossário: Framework

« retornar para home do glossário

Continuaremos a usar este termo na flexM4I em inglês. Uma tradução literal seria “estrutura”, “arcabouço” ou até mesmo “quadro”. A partir das definições, apresentadas a seguir, extraímos conceitos que utilizamos para definir o termo “framework” na flexM4I.

Framework é uma estrutura conceitual que organiza elementos / práticas para resolver um problema; planejar uma ação; auxiliar um desenvolvimento; ou tomar uma decisão.

Definições 

“Uma estrutura básica conceitual (por exemplo, de ideias) (MERRIAM WEBSTER, 2021)

“Um sistema particular de regras, ideias ou crenças, que você pode usar para lidar com problemas e decidir o que fazer” (COLLINS, 2021)

“Uma estrutura básica e fundamental de um sistema, conceito ou texto” (OXFORD, 2021)

(software) “Um conjunto de classes implementadas  em uma linguagem de programação específica, usadas para auxiliar o desenvolvimento de software” (Wikipédia)

(business process management) Frameworks de referência (também conhecido como modelos de referência) articulam um conjunto de melhores práticas para representar ou gerenciar o trabalho das organizações. Eles proveem um conjunto inicial de elementos para criação de uma arquitetura de processos ou benchmarking. Esses frameworks são tipicamente organizados como uma hierarquia de funções, processos e atividades (BURLTON, 2010).

(business model innovation) “Frameworks, como o Business Model CANVAS (OSTERWALDER, & PIGNEUR, 2010). são uma forma recorrente e comprovada para a documentação e análise de modelos de negócios. Eles podem ser vistos como um tipo muito abstrato de padrões de modelo de negócios” (AMSHOFF, 2015)

 (conceitual) “Um Framework, ou arcabouço conceitual, é um conjunto de conceitos usado para resolver um problema de um domínio específico”  (Wikipédia)

(negócios) “Um sistema de regras, ideias ou crenças, que é utilizado para planejar ou decidir algo” (CAMBRIDGE, 2021)

(administração) “Uma estrutura conceitual básica, que permite o manuseio homogêneo de diferentes objetos de negócio”  (Wikipédia)

(organização) “As ideias, informações e princípios, que formam a estrutura de uma organização ou plano” (CAMBRIDGE, 2021)

“Um conjunto de técnicas, ferramentas ou conceitos pré-definidos usados para resolver um problema de um projeto ou domínio específico. É, basicamente, uma estrutura de trabalho que atua com funções pré-estabelecidas que se adaptam à situação e à organização em questão” (DNC, 2021)

Exemplos do uso de framework como “estrutura” e “quadro”

  • framework da microsoft . NET – exemplo de estrutura

Apesar de estar sendo substituído por outro framework, o .NET foi durante muito tempo um bom exemplo de framework da área de software. Ele é uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos, que contém classes pré-definidas de objetos que um programador pode combinar e especializar para desenvolver uma nova solução. A próxima figura ilustra elementos (as classes do .NET).

Figura 236: classes do framework .NET da microsoft
fonte: https://dotnetms.wordpress.com/2011/02/12/net-architecture/ 

  • framework de classificação de processos de negócio da APQC – exemplo de estrutura

Algumas associações denominam os BOKs que eles publicam de framework, como o framework de classificação de processos da APQC (American Productivity and Quality Center), que traz um modelo de referência de processos de negócio de uma empresa. Esse framework, em particular, apresenta uma estrutura hierárquica de processos, que uma empresa pode usar como referência para definir os seus processos. Ele é conhecido como PCF (process classification framework). Na figura abaixo apresentamos uma ilustração dos principais processos deste framework.

Figura 760: Process Classification Framework da APQC
Fonte: https://www.apqc.org/resource-library/resource-listing/apqc-process-classification-framework-pcf-cross-industry-pdf-11 Acesso em 23/4/2021

Hoje em dia este framework genérico está documentado em Excel e é de livre acesso. A APQC possui também frameworks “verticais” para diversos tipos de indústrias (setores), cujo acesso não é mais livre. 

  • framework do business model generation de Osterwalder & Pigneur (2010) – exemplo de quadro

Na área de inovação de modelo de negócios (BMI, business model innovation), Amshoff et al., 2015, definiram framework como um padrão recorrente para documentação e análise de modelo de negócios, que tenha sido aprovado por seu uso prático como o padrão de modelo de negócios CANVAS. Então, o quadro do CANVAS é considerado um framework. Lembramos aqui que a tradução literal do termo canvas é tela de pintura.

Figura 235: framework do modelo de inovação de modelo de negócio (Osterwalder & Pigneur, 2010)

Curiosidade

Em uma busca no banco de teses da USP, realizada em 19/04/2021, foram encontrados 201 trabalhos que utilizavam o termo framework no seu título. A maior parte desses trabalhos não definia o termo e uma avaliação de alguns deles mostrou significados diferentes.


AMSHOFF, B. et al. Business Model Patterns for Disruptive Technologies. International Journal of Innovation Management Vol. 19, No. 3. 2015. 

BURLTON, R. Delivering Business Strategy Through Process Management. In: Handbook on Business Process Management 2. Berlin, Heidelberg: Springer Berlin Heidelberg, 2010. p. 5–37.

CAMBRIDGE, dictionary, 2021. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/ Acesso em: 14 de abril de 2021

COLLINS, dictionary 2021 Disponível em: https://www.collinsdictionary.com/ Acesso em: 19 de abril de 2021

DNC, 2021 https://dnc.group/blog/projetos/o-que-sao-frameworks/ Acesso em: 19 de abril de 2021

MERRIAM WEBSTER, dictionary 2021 Disponível em: https://www.merriam-webster.com/ Acesso em: 19 de abril de 2021

OSTERWALDER, A.; PIGNEUR, Y. Business Model Generation: A Handbook for Visionaries, Game Changers, and Challengers; John Wiley and Sons: Hoboken, NJ, USA, 2010.

OXFORD languages online, 2021  Disponível em:https://www.lexico.com/ Acesso em: 19 de abril de 2021

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }