Glossário: Follow-source

« retornar para home do glossário

É um termo cuja tradução literal é “siga a fonte”. Pode ser utilizado no contexto da inovação, mas é mais comum no contexto de desenvolvimento de produtos. Como as inovações e os desenvolvimentos  estão sempre associados com a execução de um projeto, é comum utilizar o termo “projeto follow-source”.

A inovação follow-source é uma estratégia em que uma empresa implementa ou se inspira em fontes externas para desenvolver inovações com poucas mudanças das especificações originais. Essa abordagem pode envolver a adoção de práticas, ideias ou tecnologias já desenvolvidas por outras empresas, setores ou países, adaptando-as para atender às necessidades específicas do mercado ou da organização. O foco está em aproveitar avanços já existentes, reduzindo os custos e riscos associados ao desenvolvimento de inovações completamente originais.

No contexto de multinacionais, a “inovação follow-source” pode se referir ao processo em que uma filial traz projetos da matriz e os implementa no país local. Isso pode ocorrer com poucas adaptações, visando aproveitar a experiência e os recursos globais da empresa, ao mesmo tempo em que mantém uma consistência de marca e aproveita a economia de escala do mercado local.

No desenvolvimento de produtos, pode-se realizar pequenas adaptações às condições locais. O que é desenvolvido localmente são os processos de fabricação, marketing, vendas, assistência técnica etc. Em alguns casos, até os equipamentos de fabricação são trazidos da matriz. Isso ocorre quando um modelo de um produto não é mais fabricado na matriz ou em outras filiais e seus equipamentos são reaproveitados na produção local.

Inovação ou desenvolvimento? 

A classificação desse tipo como “inovação” ou “desenvolvimento” depende do grau de adaptação. Se a filial faz adaptações significativas para criar valor ou abordar necessidades específicas do mercado local, isso pode ser considerado uma forma de inovação (na maioria das vezes incremental). No entanto, se a filial está simplesmente replicando o projeto (design) da matriz sem mudanças substanciais, é mais adequado chamar esse processo de “desenvolvimento” ou “transferência de tecnologia”.

 

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }