Engineering change management (ECM) é um processo que estabelece como a mudanças de engenharia (alteração nas especificações de produto, processo e serviços) são encaminhadas, autorizadas, solucionadas, avaliadas, aprovadas e implementadas, que inclui a liberação para serem introduzidas na produção (seja de protótipos, na produção em série etc.). Inclui a gestão das consequências das mudanças (Rozenfeld et al. 2006).
Este processo, geralmente, inicia com uma engineering change request, que quando aprovada, se torna uma engineering change order.
Traduções para o português: gestão de mudanças de engenharia, gerenciamento de modificações de engenharia. Mudanças, modificações e alterações são considerados sinônimos neste contexto.
É o processo principal do controle de configuração da gestão da configuração. |
Rozenfeld, Henrique; Forcellini, Fernando Antônio; Amaral, Daniel Capaldo; Toledo, José Carlos de; Silva, Sérgio Luis; Alliprandini, Dário Henrique; Scalice, Régis Kovacs (2006). Gestão de desenvolvimento de produtos: uma referência para a melhoria do processo. São Paulo: Saraiva.
« retornar para home do glossário