Não há um consenso sobre a definição do termo “digitalização”.
“A digitalização se refere ao uso de quaisquer ativos digitais que as organizações possam usar para melhorar seu desempenho e os efeitos dessas tecnologias em como o mundo funciona” (Kuusisto, 2017).
Gradillas & Thomas (2023), em um trabalho que analisou 26 definições diferentes, chegaram às seguintes definições de consenso (de acordo com a metodologia deles):
- digitization: é a criação de artefatos digitais por meio de processos técnicos de conversão, representação e aprimoramento.
- digitalization: é a transformação do ambiente socioeconômico por meio de processos de adoção, aplicação e utilização de artefatos digitais.
A tradução mais usual dos dois termos,“digitization” e “digitalization”, em português é digitalização. Difícil ter um termo para “digitization”. Alguns propõem que seja “informatização”, que também não é uma boa opção pois possui outros significados. |
Segundo o estudo da Acatech, a digitalização abrange os níveis 1 e 2 do modelo de maturidade da indústria 4.0 da Acatech (Schuh et al., 2017), que são:
- Computerisation (informatização): O primeiro nível corresponde à informatização dos sistemas, ou seja, são as companhias que já possuem diferentes tecnologias de informação e automação sendo utilizadas isoladamente umas das outras dentro da empresa. Nesse caso, as empresas ainda não possuem sistemas integrados e conectados, mas já possuem tecnologias pré-programadas como máquinas CNC ou robótica tradicional (hardware) com soluções de software embarcadas.
- Connectivity (conectividade): O segundo nível já passa a trabalhar com o conceito de conectividade entre os equipamentos e máquinas das companhias, onde é possível com tecnologias de sensoriamento (ex. sensores IoT) conectar hardware e software para a troca de informações. Esse caso corresponde a empresas que de certa forma já conseguem conectar seus dispositivos à internet para a transferência de dados.
Você pode acessar os demais níveis e uma figura deste modelo de maturidade no tópico “Modelo de maturidade” da seção “Transformação digital e indústria 4.0” da flexM4i |
Com o modelo de maturidade, uma empresa pode avaliar a sua situação atual e determinar um perfil que pretende atingir por meio da sua transformação digital. O modelo pode ser utilizado para desenvolver um roadmap, ajustado (tailored) às necessidades de cada empresa individual, para apoiar a sua transformação digital (Schuh et al., 2017).
Ou seja, segundo esse raciocínio, a transformação digital envolve a digitalização.
Uma consulta ao chatGPT 4.0 (OpenAI), depois de um curto debate, resultou na seguinte diferenciação:
- Digitization (Digitalização): Refere-se ao processo de converter informações analógicas em formato digital. Isso envolve a conversão de documentos, imagens, áudio, vídeo e outros tipos de dados em formatos digitais para armazenamento e processamento eletrônico.
- Digitalization (Digitalização ou Digitalização Avançada): Embora alguns autores usem “digitalization” como sinônimo de “digitization”, em muitos casos, “digitalization” refere-se a um nível mais avançado de adoção da tecnologia digital. Isso envolve a integração desses dados digitalizados em processos de negócios e sistemas.
- Digital Transformation (Transformação Digital): Este termo é mais abrangente e se refere a uma mudança fundamental e estratégica nas operações, cultura e modelos de negócios de uma organização, impulsionada pela adoção e integração de tecnologias digitais. A “digital transformation” envolve não apenas a “digitization” e a “digitalization”, mas também a redefinição de processos e a criação de novos modelos de negócios.
A transformação digital pode ser entendida como um fenômeno cultural que engloba tecnologias digitais para modificar negócios e processos com o objetivo de atender às mudanças de comportamento e de demandas do mercado e da sociedade como um todo (Lerman et al., 2022).
A próxima figura procura ilustrar as variações de escopo (significado / abrangência) do termo digitalização, com relação aos termos complementares.
Confira no glossário as definições de artefato conceitual e de artefato concreto. |
Figura 1089: variações do significado / abrangência do termo digitalização do termo digitalização, com relação aos termos complementares (clique na figura para aumentá-la em outra aba)
Adote a variação e a terminologia mais alinhadas com a cultura da sua empresa. |
Gradillas, M., & Thomas, L. D. W. (2023). Distinguishing digitization and digitalization: A systematic review and conceptual framework. Journal of Product Innovation Management, July.
Kuusisto, Markku. Organizational effects of digitalization: A literature review. International Journal of Organization Theory and Behavior, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 341–362, 2017.
Lerman, L. V., Benitez, G. B., Müller, J. M., Sousa, P. R., Frank, A. G. (2022). Smart Green Supply Chain Management: A configurational approach to enhance green performance through digital transformation. Supply Chain Management: An International Journal, in press.
Schuh, G., Anderl, R., Gausemeier, J., ten Hompel, M., & Wahlster, W. (Eds.). (2020). Industrie 4.0 maturity index: managing the digital transformation of companies. Herbert Utz Verlag GmbH.
« retornar para home do glossário