Glossário: Diário de campo

« retornar para home do glossário

Um diário de campo é um documento que contém todos os dados coletados durante uma pesquisa (que podem ser notas durante observações ou entrevistas, além das respostas às questões). Fatos e interpretações (insights) devem ser registrados separadamente e as conversas devem ser anotadas no idioma local. Existem dois tipos de notas ou diário de campo:

  • notas registradas no momento nos quais os fatos ocorrem
  • diário detalhado (que pode ser escrito depois)

Um diário pode conter notas detalhadas das observações; notas de campo sobre discussões e conversas; e detalhes específicos sobre eventos especiais.  

O pesquisador deve usar o diário para  registrar suas observações e pensamentos de forma ordenada. O conteúdo de um diário deve ser dividido em:

  • Observações devem ser orientadas pelo objetivo da pesquisa e devem conter somente o que o pesquisador viu ou ouviu. Elas podem conter observações de indivíduos, grupos, comunidades etc., que podem estar relacionadas com uma situação ou ações humanas.
  • Impressões são subjetivas e devem ser diferenciadas das observações. As impressões são importantes porque permite que o pesquisador avalie e dê significado para as observações.

O registro de observações e impressões permite que o pesquisador obtenha insights de como o sistema opera e como ele está estruturado. Assim, o diário ajuda o pesquisador a entender o ambiente físico e social do sistema. Deve ajudar a descrever quem, o quê, por quê, onde, quando e como. Não existe um formato especial para escrever um diário de campo, mas as entradas devem ser escritas diariamente em ordem cronológica para que as informações não sejam esquecidas ou alteradas

Fonte: Resumo de Practical: field diary and Lab record
Original: https://basu.org.in/wp-content/uploads/2020/08/Field-diary-and-Lab-record-.pdf Acesso em: 22 Mai 2023

Punch (2012) faz uma diferenciação entre notas e diário de campo:

  • “As notas de campo descrevem o que está acontecendo no campo: observações do pesquisador, descrições de lugares, eventos, pessoas e ações. As notas de campo também incluem reflexões e pensamentos analíticos sobre o que as observações podem significar: ideias emergentes, notas sobre temas e conceitos, links para questões de pesquisa e literatura mais ampla.
  • “O diário de campo registra como o pesquisador se sente sobre o processo de pesquisa: dificuldades, questões relacionadas ao enfrentamento no campo, relacionamentos com os participantes e como eles mudam ao longo do tempo. Um diário de campo é um lugar útil para registrar emoções conflitantes.”
Consideramos que a descrição de notas e diário de campo são relevantes, mas não achamos que devem ser divididos em dois instrumentos. As notas podem ser inseridas no diário, que pode conter as reflexões. Ou seja, o pesquisador deve ter somente um diário de campo, além dos outros artefatos que ele pode obter durante a investigação.

Consideramos como sinônimo os termos: diário de campo; notas de campo; diário da pesquisa; notas da pesquisa; diário de bordo.

Nota (*1): diário de bordo em um termo utilizado no Brasil para conotar o que definimos aqui como diário de campo.


Punch, S. (2012). Hidden struggles of fieldwork: Exploring the role and use of field diaries. Emotion, Space and Society, 5(2), 86–93. https://doi.org/10.1016/j.emospa.2010.09.005

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }