Glossário: Design for reliability

« retornar para home do glossário

Confiabilidade é a medida da probabilidade de um item executar sua função pretendida por um período de tempo determinado, sem falhas (ou uma aceitável baixa taxa de falhas), sob condições especificadas. Em outras palavras, a confiabilidade avalia por quanto tempo o produto funcionará conforme projetado (segundo as especificações).

No contexto da Engenharia de Confiabilidade, obter confiabilidade envolve a análise e otimização dos sistemas, processos e componentes para garantir a consistência e a qualidade do desempenho ao longo do tempo.

O design for reliability (DfR) é um processo direcionado para alcançar alta confiabilidade a longo prazo. Este processo busca identificar e prevenir problemas de design no início da fase de desenvolvimento, em vez de permitir que esses problemas sejam encontrados nas fases subsequentes de fabricação ou mesmo no mercado.

O DfR apoia o design de produto e o design do processo de fabricação para garantir que as expectativas do cliente, quanto à confiabilidade, sejam plenamente atendidas ao longo da vida do produto, com baixos custos de ciclo de vida

O DfR é um processo que abrange todo o conjunto de ferramentas e práticas,  juntamente com uma compreensão adequada de quando e como usar essas ferramentas ao longo do ciclo de design que 

Assim, o DfR ajuda a garantir que a confiabilidade seja intrínseca ao produto desde o início e que os desafios potenciais sejam antecipados e tratados de maneira proativa, contribuindo para a satisfação do cliente e para o sucesso do produto no mercado.

Em português: design para confiabilidade

Design for reliability (projeto para confiabilidade) versus robust design (projeto robusto)

O robust design e design for reliability têm objetivos semelhantes em termos de melhorar a confiabilidade e a qualidade dos produtos. Eles abordam esses objetivos de maneiras ligeiramente diferentes. O design for reliability está mais focado em garantir que um produto tenha menor taxa de falhas ao longo de sua vida útil, enquanto o robust design busca criar produtos que sejam menos sensíveis a variações nas condições de aplicação, ou seja, que mantenham a qualidade mesmo diante de diversos fatores externos. Para manter a qualidade, o produto não pode apresentar falhas ao longo do seu ciclo de vida.

Podemos considerar que o design for reliability é mais abrangente que as técnicas de projeto robusto. Mas que um dos objetivos do DfR é obter um projeto robusto.

Veja que aqui utilizamos o projeto robusto com dois significados:
  • técnicas de projeto robusto, indicando um processo e
  • obter um projeto robusto, indicando um estado (resultado).

Mettas, A. (2010). Design for reliability: Overview of the process and applicable techniques. International Journal of Performability Engineering, 6(6), 577–586.

Wikipedia contributors. (2023, July 2). Reliability engineering. In Wikipedia, The Free Encyclopedia. https://en.wikipedia.org/w/index.php?title=Reliability_engineering&oldid=1163000810 Acesso em: 15 agosto 2023

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }