O design for adaptability, ou “design para adaptabilidade” (capacidade de ser adaptável), tem o objetivo de criar produtos, sistemas ou ambientes que sejam capazes de se ajustar e se adaptar a diferentes necessidades, mudanças de contexto ou evoluções ao longo do tempo, ou seja, criar soluções que sejam versáteis e capazes de se manterem relevantes e eficazes em face de desafios e mudanças futuras. Ele deve garantir que o produto projetado tenha a capacidade de se adaptar e evoluir conforme as circunstâncias exigirem (Munaro & Tavares, 2021).
É cada vez mais utilizado na área de construção civil em associação com o design for disassembly, ou como este termo é comumente chamado na área de construção civil, “design for descontruction”.
Geralmente também é citado conjuntamente com o design for upgradability.
Uma questão desafiadora para aplicação desta prática é a imprevisibilidade (incerteza) de quais serão os requisitos futuros. Por isso, conceitos como modularidade são aplicados nos projetos (designs) desses produtos.
Design for upgradability versus adaptability
- o design for upgradability é focado na capacidade de substituição de itens (sistemas, subsistemas e componentes) visando a atualização / modernização do produto, e
- o design for adaptability visa se adequar a novas necessidades e requisitos, que não existiam na época do desenvolvimento inicial.
Munaro, M. R., & Tavares, S. F. (2021). Design for adaptability and disassembly – a review to achieve buildings ’ deconstruction. ÌV Euro Elecs.
« retornar para home do glossário