“A cultura organizacional é o padrão de suposições básicas que um determinado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que funcionaram bem o suficiente para serem considerados válidos e, portanto, ser ensinado aos novos membros como a maneira correta de perceber, pensar e sentir em relação a esses problemas” (Schein, 1984).
“Cultura Organizacional são as crenças, comportamentos e pressupostos compartilhado por indivíduos de uma organização, que inclui procedimentos, valores e normas implícitas para lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna, e que tem funcionado bem o bastante para ser considerado válido, e, portanto, para ser ensinado para novos membros da organização como a forma correta para perceber, pensar, e sentir ao enfrentar esses problemas” (Harrington, 2018).
Os líderes precisam entender que a cultura é dinâmica e que sempre muda, mesmo que eles não façam nada. Os valores, mentalidade e comportamentos dos colaboradores mudam e podem não estar alinhados com as necessidades da sua empresa (Watkins et al., 2021).
“A maneira mais simples para se definir o tema cultura organizacional costuma ser a forma como as coisas são feitas por aqui’‘ (Gerolamo, 2019).
(em inglês: organizational culture)
Gerolamo, M. C. (2019). Gestão da mudança na perspectiva do comportamento organizacional e da liderança: proposta de um framework teórico e avaliação de iniciativas acadêmicas. Tese de Livre Docência, Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos. doi:10.11606/T.18.2020.tde-10032020-143539 . Recuperado em 2021-08-28, de www.teses.usp.br
Harrington, H. J. (2018). Innovative change management (ICM): Preparing your organization for the new innovative culture. CRC Press
Schein, E. H. (1984). Coming to a new awaresess of organizational culture. MIT Sloan Management Review, 25(2), 3–16.
Watkins, M., Hollister, R., & Tecosky, K. (2021). Why Every Executive Should Be Focusing on Culture Change Now. MIT Sloan Management Review.
« retornar para home do glossário