Normalmente, o termo coworking vem associado com o termo “espaço de coorworking”, mesmo que implicitamente.
“É um fenômeno social complexo. Os espaços de coworking são escritórios abertos, que se tornam locais de trabalho compartilhados entre freelancers independentes e também grupos de pessoas de uma startup. Mas o coworking geralmente é definido como mais do que acesso a espaço e instalações, na verdade é a qualidade indescritível do comportamento de “trabalhar sozinho-junto” (Waters-Lynch et al., 2016).
Na figura abaixo esses autores posicionam os espaços de coworking no tempo, com relação a outros tipos de espaços e em uma escala de aprendizado (colaborativo versus competitivo).
Figura 916:: posicionamento do coworking com relação a outros “espaços” de aprendizado e criação
Fonte: Waters-Lynch et al. (2016)
Os espaços de coworking “combinam as melhores partes de um ambiente de escritório – comunidade, colaboração e acesso às ferramentas certas – com os benefícios de se trabalhar em casa ou por conta própria – conveniência, flexibilidade, autonomia.” (Sundsted et al., 2009 apud Waters-Lynch et al., 2016)
“Um espaço de coworking é um espaço de trabalho físico compartilhado que fornece instalações de escritório e uma comunidade para startups, pequenas empresas e trabalhadores independentes – oferecendo contratos razoáveis e flexíveis para seus usuários e incentivando a aprendizagem entre pares, networking, desenvolvimento de capacidade e colaboração” (Afrilab and Briter Bridges, 2019).
Segundo a comunidade mundial de coworking (Coworking.org, 2023a):
O coworking está redefinindo a forma como trabalhamos. A ideia é simples: os profissionais independentes e aqueles com flexibilidade no local de trabalho trabalham melhor juntos do que sozinhos. O coworking responde à pergunta que muitos enfrentam ao trabalhar em casa: “Por que isso não é tão divertido quanto eu pensei que seria?”
Além de apenas criar melhores lugares para trabalhar, os espaços de coworking são construídos em torno da ideia de construção de comunidade e sustentabilidade. Os espaços de coworking defendem os valores estabelecidos por aqueles que desenvolveram o conceito em primeiro lugar: colaboração, comunidade, sustentabilidade, abertura e acessibilidade.
“Os valores do movimento de coworking são: comunidade, abertura, colaboração, sustentabilidade e acessibilidade” (Coworking.org, 2023b)
Afrilab and Briter Bridges. (2019). Building a conducive setting for innovators to thrive: A qualitative and quantitative study of a hundred hubs across Africa. Disponível em: https://www.afrilabs.com/wp-content/uploads/2019/11/AfriLabs-Innovation-Ecosystem-Report.pdf Acesso em: 7/4/2023
Coworking.org (2023a) Disponível em: https://blog.coworking.com/about/ . Acesso em: 7/4/2023/
Coworking.org (2023b) Disponível em: https://blog.coworking.com/core-values/ . Acesso em: 7/4/2023/
Sundsted, T., Jones, D., & Bacigalupo, T. (2009). I’m Outta Here: how co-working is making the office obsolete. Lulu. com.
Waters-Lynch, J. M., Potts, J., Butcher, T., Dodson, J., & Hurley, J. (2016). Coworking: A Transdisciplinary Overview. SSRN Electronic Journal, 1–58. https://doi.org/10.2139/ssrn.2712217
« retornar para home do glossário