A prática - Caso
GROWCER Vertical FarmingAutomatização Inovadora
Resumo
Empresa do setor tecnológico que por meio da automatização desenvolveu métodos orgânicos e sustentáveis e cultivo vertical.
Tipo de empresa: medio porte
Objetos de inovação: tecnologia
Grau de novidade: incremental
Estratégia: technology push
Setor: alimentício
Intro
A empresa
A Growcer é uma empresa que foi criada com o objetivo de aprimorar a produção mundial de alimentos , propondo um método automatizado, possibilitando uma produção maior por área ocupada, ideal para aplicação em grandes centros urbanos.
Embora o investimento necessário para mecanizar a produção seja inicialmente maior, a longo prazo seus custos serão menores, por reduzir a mão de obra necessária para manter as operações.
Por que conhecer este caso?
O caso da Growcer demonstra como a aplicação de tecnologias como a mecanização da produção pode maximizar a produtividade, conceito que crescentemente vem sendo aplicado nos mais diversos setores, com o intuito de tornar o negócio mais rentável, por diminuir a necessidade de mão de obra especializada, assim como, muitas vezes, apresentando alternativas mais sustentáveis, minimizando desperdícios e facilitando logísticas.
Oportunidades
Atualmente, existe no mundo uma crescente preocupação relacionada com o crescimento populacional, perda de fertilidade do solo devido à agricultura extensiva, urbanização acelerada e mudanças climáticas, todas problemáticas que afetam diretamente a produção mundial de alimentos.
Ações
Foi criado um sistema produtivo com o objetivo de produzir o máximo de vegetais possível por metro quadrado, aplicando diversas tecnologias que possibilitaram aumentar a produtividade, tais como: Utilização de um sistema mecanizado autônomo, disposição vertical, ambientes fechados e climatizados e sistema hidropônico regulado, não necessitando de interação humana durante a produção.
Solução
Um sistema de produção agrícola vertical inteiramente automatizado, que pode ser instalado em ambientes urbanos (o que reduz as distâncias de transportes dos produtos finais), produz produtos completamente orgânicos (pois o ambiente controlado não necessita de agrotóxicos) e cuja disposição vertical minimiza a área ocupada. Tais fatores, tornaram extremamente convidativa à utilização de containers para realizar a produção, os quais podem ter um payback inferior a 5 anos, dependendo do mercado da região.