A prática - Caso
GNATUS

Aquisições estratégicas para alavancar o crescimento empresarial 

localize-se na flexM4Ilista de casos

Resumo

A Q2Tec era uma pequena empresa de equipamentos médicos e odontológicos, a qual sofria para ganhar espaço em um ramo dominado por grandes marcas consagradas, portanto, por meio de uma estratégia inovadora de market pull, atrelada ao estabelecimento de uma rede de parcerias complexas, pode adquirir uma grande e consagrada marca do setor para alavancar seus negócios.

Tipo de empresa: tamanho médio

Objetos de inovação: modelo de negócio 

Grau de novidade: Incremental

Setor: equipamentos odontológicos

A empresa

A Q2Tec foi uma startup fundada em 2008 na Incubadora Tecnológica de Barretos. Neste período, desenvolveram produtos inovadores como um sensor radiológico,um ultrassom portátil sem fio e uma bomba de vácuo portátil. Em 2010, a empresa se filiou ao Arranjo Produtivo Local de Equipamentos Médicos Hospitalares e Odontológicos de Ribeirão Preto, quando realizou parcerias com muitas instituições de apoio a pequenas empresas e à inovação. Receberam vários fomentos de apoio dessas agências e em 2013  foram aprovados e capacitados para Venture Export Fórum da ABVCAP. Receberam vários prêmios de inovação e foram considerados a micro empresa de melhor gestão empresarial em 2016.

 

 Nessa ocasião, contaram com a mentoria da ENDEAVOR.  Em 2017, a empresa comprou a marca GNATUS e todo seu portfólio de produtos (ver os tópicos oportunidades e ações), quando então mudou o nome de Q2Tec para GNATUS. Essa aquisição tornou-se um caso de sucesso, que resultou no Prêmio Nacional de Inovação 2016/2017 na modalidade Inovação Organizacional

 

A ousadia empresarial de seus fundadores proporcionou um rápido crescimento empresarial, assumindo uma marca já consolidada

Por que conhecer este caso?

A trajetória da Q2Tec apresenta, pelo menos, um ensinamento importante para o mundo da inovação e das políticas públicas destinadas a promovê-la. É possível mobilizar recursos financeiros para criar trajetórias dinâmicas de crescimento empresarial, com o desenvolvimento comercial de novos produtos por novos caminhos, que escapam das leis do acúmulo gradual de clientela.

O caso da Gnatus retrata como certas oportunidades necessitam de uma grande ousadia empresarial, e caso seja bem executado e com estratégias bem definidas, pode ter enormes resultados benéficos para a empresa

Práticas de inovação

 

Oportunidades

O setor de equipamentos odontológicos brasileiro era em geral dominado por 2 grandes empresas, a Gnatus e a Dabi Atlante, não deixando muito espaço para o crescimento de outras empresas. Por razões internas, ambas as empresas decidiram realizar uma fusão, formando uma associação chamada Alliage, porém o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) impôs restrições à união das empresas, visando evitar danos à concorrência e a manutenção da competitividade do mercado. Dentre tais restrições, foi imposta a venda de alguma das marcas e sua respectiva linha de produtos, assim sendo, a Alliage optou pela venda da marca Gnatus.

Ações

Essa foi a oportunidade perfeita para a Q2Tec, que através da compra da marca, adquiriu uma grande parcela do mercado, dotada de clientes e redes de distribuição e serviços já estabelecidos. 

Solução

Para lidar com o crescimento abrupto, foi desenvolvida uma parceria na qual ‘’ A Alliage continuaria fabricando e montando, nas instalações fabris da própria Gnatus, a linha de produtos adquirida pela Q2Tec,que passou a fazer uso da marca Gnatus e da rede de serviços de assistência técnica em todo o território nacional. Já no mercado internacional, em que a antiga Gnatus possui uma presença expressiva e uma ampla rede terceirizada de assistência técnica, aconteceu movimento inverso: foi a Q2Tec que licenciou a Alliage para trabalhar com a marca Gnatus por um período de dez anos. Após esse prazo, a marca Gnatus deixa de ser comercializada pela Alliage e passa a pertencer exclusivamente à Q2Tec.’’ (CNI, SEBRAE, 2019, p. 152-153).

A Gnatus (não é mais Q2Tec depois da aquisição) terá um tempo de preparação para assumir uma marca, desenvolvendo suas próprias competências industriais de maneira gradual, não sendo necessário investir elevados recursos em um breve período de tempo. Demonstrando como estratégias inovadoras podem acelerar o desenvolvimento empresarial, minimizando o risco. 

Tags:
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }