A prática - Caso
COLLECTO

Sistema noturno de transporte público 

localize-se na flexM4Ilista de casos

Solução de transporte inovadora desenvolvida em Bruxelas, gerando redução de custos para órgãos públicos e valor para os clientes. 

Tipo de empresa: municipal pública

Objetos de inovação: serviços

Grau de novidade: disruptiva

Estratégia: para o mercado

Setor: transporte público

Por que conhecer este caso?

Soluções que integram o setor público e privado vêm se tornando cada vez mais comuns, dado que possibilitam a redução de custos para os cofres públicos e, muitas vezes, a entrega de um produto/serviço  de qualidade superior. Portanto, o caso da Collecto é um bom exemplo de como realizar tal integração, solucionando um problema (comum em várias grandes cidades) por meiode uma solução inovadora.

O caso da Collecto demonstra que a integração

entre os setores público e privado pode gerar resultados positivos para ambos os lados,

basta ser bem pensada e estruturada

Problema

No período noturno, o fluxo de pessoas no transporte público diminui significativamente, tornando inviável a utilização dos ônibus diurnos, mas ainda assim existem clientes que desejam utilizar o transporte público.

Solução

Portanto foi criado o serviço Collecto, no qual táxis assumem o papel de transporte público, rodando a cidade e parando em pontos específicos (existem mais de 200 pontos espalhados pela cidade), cobrando um preço fixo de 6€. A vantagem deve-se ao fato que os carros táxi gastam menos combustível que ônibus, também apresentando uma flexibilidade maior, podendo levar seus passageiros diretamente para seus destinos e gerando renda aos motoristas.

Tags:
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }