Você está em: flexM4I > a prática > casos > caso Ultrasound as a service
Ato 2: Da ideia inicial até a aprovação do projeto de servitização
Cena 5: Planejamento do portfólio
Planejamento do portfólio
Objetivo
Definir o portfólio de iniciativas e projetos de inovação para o próximo período.
Cena:
O que é planejamento do portfólio?
O planejamento do portfólio é composto pela consolidação de todas as ideias levantadas, e avaliação e priorização das ideias com base nos objetivos da gestão de portfólio.
O planejamento do portfólio parte da gestão de portfólio, que é composta pelas atividades de planejamento, execução e avaliação do portfólio.
Consolidação das ideias
O planejamento do portfólio se inicia com a consolidação de todas as ideias, oportunidades e desafios vindos de várias fontes:
- do processo de gestão de ideias (que coleta ideias das pessoas de todas as áreas)
- do processo de descoberta
- do planejamento estratégico
As ideias principais, que exigem grandes investimentos, já foram discutidas na reunião de planejamento estratégico, e devem ser incluídas no planejamento do portfólio.
Objetivos da gestão do portfólio
Os objetivos abaixo orientam o planejamento do portfólio:
- Maximizar o valor do conjunto de propostas de projetos, considerando os riscos envolvidos
- Alinhar todas as iniciativas com o planejamento estratégico
- Obter um portfólio balanceado considerando os diversos tipos de inovação
- Dimensionar o portfólio para a capacidade atual de desenvolvimento da Ultras
O planejamento do portfólio é o primeiro momento de decisões para se atingir os objetivos listados acima. Nos diversos momentos de avaliação do portfólio, podemos ajustar o portfólio para continuar a perseguir esses objetivos.
O planejamento do portfólio apoia a definição do orçamento que será investido nos projetos e iniciativas de inovação no próximo ano fiscal. Thais Mercado (marketing) juntamente com Pedro Cardinal (inteligência de mercado), que coordenou a criação do roadmap estratégico, formaram o time de planejamento do portfólio e envolveram os outros colegas dos times financeiro, industrial e de engenharia (veja a formação do time no tópico participantes deste caso).
O projeto de servitização
A ideia de servitização da Ultras e as informações coletadas até agora sobre oportunidades e desafios desse modelo de negócio foram documentadas em uma minuta do projeto.
O time de planejamento do portfólio, liderado por Thais Mercado (marketing) e Pedro Cardinal (inteligência de mercado), pontuaram os projetos listados no portfólio da Ultras. O projeto de servitização foi bem pontuado e, portanto, priorizado entre outros investimentos. A estratégia do projeto é aumentar a competitividade da Ultras por meio da oferta integrada de produtos e serviços. No entanto, existem ainda algumas incertezas relacionadas à hipótese de valor (market-fit) e hipótese de mercado (escalabilidade).
A ideia de servitização torna-se então uma proposta de projeto, que deve ainda ser aprovada pela liderança na próxima atividade de aprovação do portfólio.
Comentários:
- Você pode estar se perguntando se as etapas até aprovação do projeto não são muito burocráticas. Depende de como sua empresa implementa o planejamento do portfólio. Na Ultras, o planejamento do portfólio é realizado em uma reunião, porque todos os dados estão disponíveis com antecedência, em seguida, em outra reunião, a decisão final do portfólio é apresentada para aprovação pela diretoria da empresa
- É importante manter no planejamento de portfólio pessoas que participaram do planejamento estratégico, para garantir o compartilhamento dos conhecimentos tácitos que surgiram durante as discussões anteriores. No caso da Ultras, o Pedro Cardinal (inteligência de mercado) faz essa ligação
Duração: 2 dias em paralelo com o planejamento estratégico – Linha do tempo
Atores:
- Time de planejamento do portfólio: Thais Mercado (marketing), Pedro Cardinal (inteligência de mercado), Carla Caunt (investimentos), Lidia Taime (planejamento da produção), Luiza Daliga (engenharia)
Práticas: