Mecanismos e instituições de financiamento e apoio à inovação e empreendedorismo

flexM4I > a prática > Ecossistemas > Mecanismos e instituições de financiamento e apoio à inovação e empreendedorismo

Esses mecanismos estão associados a diversos tipos de instituições e atores do ecossistema que fomentam e investem em inovações / startups.  Às vezes essas instituições e atores dão apoio ao desenvolvimento de inovação, que vão além do financiamento, como mentoria, treinamento etc.

São parceiros em potencial para a sua jornada de inovação e empreendedorismo.

Consulte a seção sobre modalidades de fomento da inovação e empreendedorismo para conhecer um pouco da teoria sobre os tipos de apoio e fomento realizados pelas instituições e atores que são listados aqui.

Associações, fundações, agências e programas

Além das instituições, existem programas fomentados por uma ou mais dessas instituições que podem ser considerados como um ator separado de fomento à inovação e empreendedorismo.

ANPROTEC  – Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores

https://anprotec.org.br/site/

Reúne cerca de 300 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Atua por meio da promoção de atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.

Atualmente (outubro, 2021), o Brasil conta com 363 incubadoras de empresas, 43 parques tecnológicos em operação e 60 em implantação e projeto, e 57 aceleradoras.

A fim de contribuir para a expansão do conhecimento acerca dos temas relacionados ao empreendedorismo inovador, a Anprotec oferece diversos tipos de publicações voltadas a diferentes públicos. Acesse, nos links do site a revista gratuita Locus, livros e e-books, além dos estudos e pesquisas que a Associação desenvolve com instituições parceiras.

ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras

https://anpei.org.br/

A ANPEI

  • tem por finalidade promover a inovação no Brasil principalmente por meio da educação, da pesquisa e do desenvolvimento científico e tecnológico;
  • possui associados multissetoriais e de naturezas jurídicas diversas como empresas, academia e entidades da sociedade civil de grande representação no mercado nacional e internacional, colaborando diretamente com o ecossistema de inovação;
  • apoia e promove a colaboração entre os diferentes setores e instituições em prol da inovação e o faz através de uma articulação estratégica entre essas entidades e as políticas de incentivo, tais como, MCTI (CGEE, FINEP, EMBRAPII), CNI, IEL/NC, SEBRAE;
  • apoia a aplicação da Lei do Bem;
  • desenvolve o Educanpei: cursos de educação continuada sobre inovação (ver a descrição na categoria cursos)
  • possui uma central de conteúdos gratuitos com ebooks e guias de alto nível para ajudar a sua empresa a inovar com qualidade.

Portal da indústria – CNI / SESI / SENAI / IEL

https://www.portaldaindustria.com.br/ 

É o site que integra as instituições ligadas à CNI – confederação nacional da indústria:

  • SENAI – serviço nacional de aprendizagem industrial
  • SESI – serviço social da indústria
  • IEL – instituto Euvaldo Lodi
  • Federações de Indústrias (estaduais) 

Detalhamos separadamente a MEI tools, como fonte de informação sobre instrumentos de fomento à inovação; a plataforma para inovação do SESI/SENAI; os institutos SENAI de inovação e tecnologia; os laboratórios SENAI; e também para plataforma de consultoria do IEL.

abstartups – Associação Brasileira de Startups

https://abstartups.com.br/

É uma uma rede de desenvolvimento de Startups..

ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial

https://www.abdi.com.br/

Possui o objetivo de estimular a transformação digital e a adoção e difusão de tecnologias e de novos modelos de negócios no setor produtivo, seja nas empresas, indústria ou serviços. São um hub do Fórum Econômico Mundial em manufatura avançada e tecnologias para a indústria 4.0.

  • realiza vários projetos para promover seus objetivos, nas categoria de futuro do trabalho, difusão de tecnologias, transformação digital, cidades inteligentes e indústria 4.0.
  • possui o programa startup indústria e o startup indústria 4.0 descritos anteriormente na categoria agências de fomento governamentais
  • notícias 
  • o site possui uma área de conhecimentos com muitas publicações (em outubro de 2021 eram 630 publicações). Essas publicações tratam de temas como: comércio exterior, conjuntura industrial e econômica, inovação, investimento, nano e biotecnologia, política industrial, panoramas sobre diversos setores produtivos 

CGEE – centro de gestão e estudos estratégicos

https://www.cgee.org.br/

Possui a missão de subsidiar processos de tomada de decisão em temas relacionados à ciência, tecnologia e inovação, por meio de estudos em prospecção e avaliação estratégica baseados em ampla articulação com especialistas e instituições do SNCTI. Este site possui:

  • publicações sobre estudos, documentos técnicos, resumos executivos, temas estratégicos, relatórios de projetos
  • eventos com webinars sobre temas atuais sobre inovação
  • uma revista intitulada “Parcerias Estratégicas” de acesso livre e gratuito (licença CC BY 3.0)
  • noticias e um radar sobre CT&I 

FAPESP – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo

https://fapesp.br/

Além do fomento tradicional para  pesquisas, a FAPESP possui programas de pesquisa para inovação:

  • centros de pesquisa em engenharia
  • centros de pesquisa aplicada
  • pesquisa inovativa em pequenas empresas (PIPE)
  • pesquisa em parceria para inovação tecnológica (PITE)

Possui ainda:

  • relatórios de pesquisas com acesso público 
  • revista FAPESP
  • eventos

PIPE (pesquisa inovativa em pequenas empresas) – FAPESP

https://fapesp.br/pipe/

O PIPE-FAPESP apoia a execução de pesquisa científica e/ou tecnológica em micro, pequenas e médias empresas no Estado de São Paulo, visando promover a inovação tecnológica, promover o desenvolvimento empresarial e aumentar a competitividade das pequenas empresas.

PITE (pesquisa em parceria para inovação tecnológica)- FAPESP

https://fapesp.br/pite

Tem como objetivo intensificar o relacionamento entre Instituições de Ensino Superior e Pesquisa e empresas, por meio da realização de projetos de pesquisa cooperativos e co-financiados pelas empresas parceiras.

FAPEMIG –  Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais

http://www.fapemig.br/pt/

Além do fomento tradicional para  pesquisas, a FAPEMIG possui uma linha de fomento para  inovação tecnológica com o objetivo de incentivar o diálogo entre academia e indústria, transformando o conhecimento em riquezas para o País.

FUNDEP – Fundação de desenvolvimento da pesquisa 

https://www.fundep.ufmg.br/

Possui a missão de apoiar a UFMG em suas atividades de pesquisa, ensino e extensão, e desenvolvimento institucional, e prestar serviços à sociedade nos mesmos campos em projetos de interesse público ou coletivo. 

Fundação CERTI

https://certi.org.br/

Tem a missão de desenvolver soluções em inovação e tecnologia para promover a competitividade e relevância dos clientes e parceiros para contribuir de forma relevante para a competitividade das empresas e para o desenvolvimento sustentável do Brasil, por meio de um consistente e dinâmico ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo.

FINEP – Financiadora de Inovação e Pesquisa

http://www.finep.gov.br/ 

Sua missão é promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas para transformar o Brasil por meio da inovação. Dentro da FINEP existe um programa voltado para startups, chamado de Finep Startup.

EMBRAPII – Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial

https://embrapii.org.br/

Tem a missão de contribuir para o desenvolvimento da inovação na indústria brasileira através do fomento de projetos e fortalecimento de sua colaboração com institutos de pesquisas e universidades. A EMBRAPII atua por meio da cooperação com instituições de pesquisa científica e tecnológica, públicas ou privadas, tendo como foco as demandas empresariais e como alvo o compartilhamento de risco na fase pré-competitiva da inovação. Ao compartilhar riscos de projetos com as empresas, tem objetivo de estimular o setor industrial a inovar mais e com maior intensidade tecnológica para, assim, potencializar a força competitiva das empresas tanto no mercado interno como no mercado internacional. Atua nas seguintes áreas:

  • biotecnologia
  • materiais e química
  • mecânica e manufatura
  • tecnologia de informação e comunicação
  • tecnologias aplicadas

Desenvolve SP – movimento pela inovação

O banco do empreendedor

http://www.desenvolvesp.com.br/movimento-pela-inovacao/

Tem o objetivo de apoiar empresas, startups e pesquisadores a investir em inovação, encurtando a distância entre os centros de pesquisa, empresas e instituições de fomento para transformar o conhecimento produzido em parques tecnológicos, incubadoras e universidades em produtos e negócios de sucesso, gerando empregos e renda.

Startup Indústria

https://startupindustria.com.br/ 

Programa Nacional Conexão Startup Indústria, programa da ABDI (veja a descrição em associações).

Startup Indústria 4.0

https://startupindustria.com.br/startup4-0 

Por meio de inovação aberta com startups, o Programa tem seu foco direcionado aos desafios de inovação tecnológica relacionados à indústria 4.0 e a integração digital das etapas da cadeia de valor dos produtos industriais do País (desde o desenvolvimento até o uso).

BNDES Garagem

https://garagem.bndes.gov.br/

Com o foco em desenvolver e fomentar o empreendedorismo no Brasil, o BNDES criou o BNDES Garagem, uma iniciativa de apoio às startups brasileiras, lançada em 2018

BNDES Fundos Criatec

https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/mercado-de-capitais/fundos-de-investimentos/criatec

Os fundos Criatec são fundos de investimento em participações em MPME inovadoras, nos quais a BNDESPAR é a principal investidora. O Criatec está em sua 3ª edição e já apoiou mais de 70 empresas brasileiras, viabilizando o registro de cerca de 60 patentes e a criação de quase 1000 produtos.

START UP Brasil

https://www.startupbrasil.org.br/

O Start-Up Brasil, Programa Nacional de Aceleração de Startups, tem como objetivo alavancar a aceleração de startups de base tecnológica, inserindo no mercado local e internacional novos produtos e serviços inovadores e conectando nossas empresas com tendências e mercados globais. Por meio de uma parceria entre o Governo e a iniciativa privada, o programa pretende contribuir para a geração de um ecossistema favorável ao empreendedorismo de base tecnológica.

O Programa StartUp Brasil atualmente possuí 13 aceleradoras habilitadas, que realizam a aceleração presencial ou semi-presencial das empresas selecionadas. Uma aceleradora, que se torna sócia da startup, é responsável por realizar o período de aceleração e promover o desenvolvimento da startup participante do programa.

Programa Centelha MCTI

https://www.programacentelha.com.br/

O Programa Centelha visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso.

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e a Fundação CERTI.

Catalisa – SEBRAE

https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/catalisa

É um programa do SEBRAE que funciona como um hub de inovação para apoiar a inovação e possui um ecossistema próprio, que pode auxiliar as empresas a criarem o seu próprio ecossistema.

O objetivo é acelerar o processo de inovação em empresas, governo, academia e sociedade, ampliando as trocas de conhecimento de modo digital, democrático e escalável.

Para isso, colocamos em prática os princípios da inovação aberta, conectando players do ecossistema de inovação brasileiro, que, de forma colaborativa, podem solucionar problemas e trazer oportunidades de mercado diferenciadas a partir do desenvolvimento de soluções inovadoras.

Renúncia fiscal

ABGI accelerating innovation – Brasil

https://brasil.abgi-group.com/ 

É uma consultoria focada na gestão estratégica de recursos financeiros e processos para inovação. Começou como uma empresa para apoiar a aplicação da Lei do Bem. Em 2017 tornaram-se parte do ABGI group, que é uma consultoria internacional. No site indicado você pode conhecer os serviços da ABGI para:

  • reduzir os seus custos de inovação apoiado por leis de incentivos fiscais voltadas à inovação;
  • apoiar a captação de recursos para inovação no Brasil (neste link você pode conhecer um infográfico muito ilustrativo e completo sobre as fontes de fomento à inovação no Brasil);
  • auxiliar na definição de uma estratégia de investimentos internacionais;
  • criação de centros de PD&I;
  • relacionar com universidades, centros de pesquisa, fundos de investimento e startups;
  • gestão de projetos de inovação; 
  • alavancar o engajamento para inovação.

A ABDI oferece um guia de instrumentos de investimento:

https://guia.abdi.com.br/

Financiar – sistema de prospecção de agentes financiadores em P,D&I

https://www.financiar.org.br/ 

O Sistema Financiar divulga os agentes financiadores, nacionais e internacionais, que apoiam projetos de P,D&I no Brasil.

Gust – busca de financiamento (internacional)

https://gust.com/ 

Business Angels

Anjos do Brasil

https://www.anjosdobrasil.net/

A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento anjo ​para o apoio ao empreendedorismo de inovação brasileiro.

Há 10 anos trabalhando pelo fomento e inovação no Investimento Anjo!

Gávea Angels

https://gaveaangels.org.br/

Harvard Business School – Alumni Angels of Brazil

https://www.hbsangels.com.br/

iAngels – Alumni IESE

https://iangels.com.br/

Incubadoras e Aceleradoras

Algumas aceleradoras tornaram-se hubs de inovação. Por isso, consulte também essa categoria.

artemisia – negócios de impacto social

https://artemisia.org.br/ 

CAUSE incubadora de inovação social do inovaparq de Joinville

https://inovaparq.com.br/cause/ 

celta do Certi

https://celta.certi.org.br/

CENTRA incubadora de base tecnológica do inovaparq de Joinville

https://inovaparq.com.br/centra/ 

CRIA-TE incubadora de novos negócios do inovaparq de Joinville

https://inovaparq.com.br/cria-te/ 

endeavor

https://endeavor.org.br/ 

eretz.bio – incubadora de startups do Hospital Albert Einstein

https://www.einstein.br/empresas-hospitais/traga-suas-ideias/startups 

MIDITEC – Santa Catarina

https://www.acate.com.br/programas/miditec/ 

Oxigênio aceleradora

https://blog.oxigenioaceleradora.com.br/ 

Startup Farm

https://startup.farm/ 

Sýndreams – aceleradora

http://syndreams.com.br/ 

Techmall – aceleradora

https://www.linkedin.com/company/techmall/?originalSubdomain=br 

troposlab – aceleradora

https://troposlab.com/ 

Ventiur – aceleradora

https://ventiur.net/

WOW – aceleradora

https://www.wow.ac/ 

CIVI-CO – polo de impacto cívico socioambiental

https://www.civi-co.net/

Somos um espaço de inovação para empreendedores cívico-sociais, reunindo pessoas e organizações que geram transformações positivas na sociedade, no espaço público e governamental brasileiros. Somos uma comunidade de transformadores, que tem o propósito de fomentar o impacto social, a participação cidadã, a transparência e o bem comum.

DARWIN Startups

https://darwinstartups.com/

A Darwin Startups é um ecossistema de evolução para startups, que desde 2015 fomenta uma comunidade de empreendedores(as), mentores(as), investidores(as) e grandes corporações com o propósito de transformar bons negócios em negócios extraordinários. Nosso principal produto é o programa de aceleração para startups. O programa possui duas verticais, sendo uma delas o programa de aceleração com foco no mercado financeiro, tendo como principais verticais fintechs, big data & analytics, TI e telecom. O segundo, lançado em 2021 em parceria com o Distrito, tem foco no mercado de varejo, acelerando startups com soluções tecnológicas e inovadoras que atuam no setor de varejo e consumo. 

Impact Hub São Paulo

https://saopaulo.impacthub.net/

Organização brasileira conectada a uma rede global de empreendedores com o propósito de desenvolver soluções e negócios de transformação. Há 13 anos, estamos empreendendo e fomentando o impacto social no Brasil. Buscamos que essas mudanças sejam norteadas pelos ODS e também por um desejo constante de inovação.
 Como empreendedores sociais, sabemos que a caminhada precisa de confiança, coragem e colaboração. Mas também precisa de ferramentas. Ferramentas de inspiração, conexão e empoderamento

Quintessa – aceleradora de impacto

https://www.quintessa.org.br/

Ecossistema de soluções para os desafios sociais e ambientais centrais da sociedade. Acreditamos que é possível obter lucro com impacto positivo e estamos determinados a fazer essa mudança.

Hubs e comunidades de inovação

Onovolab – hub de inovação

https://onovolab.com/

O Onovolab é um parceiro da flexM4I e possui em São Carlos um Campus com um ecossistema de inovação com mais de 70 startups e relação com as Universidades instaladas na cidade. Ele ainda possui:

  • a possibilidade de abrigar a instalação de empresas nascentes até para a instalação de áreas de inovação de 400 pessoas
  • um programa de parcerias de inovação (veja categoria consultorias em inovação) 
  • um programa de apoio ao recrutamento de talentos de inovação para as empresas
  • conteúdos sobre inovação
  • podcast sobre inovação (ver na categoria podcasts) 

ACE – hub de inovação

https://acestartups.com.br/

A ACE é um hub com várias iniciativas para apoiar a inovação, como:

  • ACE startups: analisam e buscam startups para investimento, apoiam jornadas de startups e são parceiros de fundos nacionais e internacionais para investimentos no Brasil. Começou como uma aceleradora de startup e hoje é uma empresa de investimento, que disponibiliza gratuitamente sua metodologia de aceleração.
  • ACE cortex: é uma empresa de consultoria em inovação (ver na categoria consultoria)
  • ACE studio: é uma Venture Builder, que co-funda negócios inovadores do zero com empreendedores, integrando todo o ecossistema ACE: metodologia, capital, networking, cultura e talentos.
  • Future DOJO: escola de inovação (ver na categoria escolas e cursos)
  • Growthaholics: é um ambiente para aceleração gratuita de startups. Este ambiente possui um blog (ver na categoria blog), um podcast (ver na categoria podcast), reports e pesquisas, e eventos (ver na categoria webinars)

Cubo Itaú

https://cubo.network/

É uma comunidade que, desde 2015, conecta as melhores soluções para construir grandes cases de inovação para o mercado. Conecta startups com corporações. Fornece um selo cubo para startups, assim como local para trabalho e acesso a uma plataforma digital e à comunidade e ecossistema. Seu site possui:

  • uma área de eventos
  • uma base de 514 startups (acessado em outubro, 2021) com um mecanismo de busca
  • sua área de conteúdo é um canal no YouTube, que contém muitos vídeos sobre diversos temas de inovação, apresentação de cases e empresas.

Liga Ventures

https://liga.ventures/

Realizam interações entre startups e empresas, com o objetivo de gerar benefício mútuo. Para as startups, auxiliam no ganho de visibilidade e escala, conduzindo a aceleração dos seus negócios e fomentando conexões com o mercado. Para empresas, oferecem informações setoriais aprofundadas, através de estudos de mercado, além de oportunidades de inovarem mais rápido pela aproximação com startups. Seu site possui:

  • os programas de conexão:
    • liga match conecta grandes empresas que tenham desafios com startups, para que elas lhe apresentem suas soluções, gerando negócios;
    • open liga para impulsionar a inovação através de apresentação de startups, networking, informações e posicionamento de mercado;
    • programas de aceleração, que trabalham junto com as áreas internas da empresa para mapeamento de temas e busca das melhores startups para os desafios. Em seguida dão suporte às startups na jornada de crescimento e facilitando a cocriação de projetos relacionados aos desafios inicialmente mapeados pela empresa.
  • estudos de mercado para mapear as oportunidades de vários segmentos
  • Startup Scanner: mapas de startups dinâmicos e atualizados separados por setor, realizado com o apoio da pwc.

DISTRITO

https://distrito.me/

Conectam empreendedores, grandes corporações, investidores, engenheiros e executivos no nosso ecossistema, gerando modelos vencedores adequados aos novos tempos. Possuem (outubro, 2021), 600 startups residentes, 65 corporações parceiras e mais de 13.5 mil startups monitoradas na América Latina.

Sai do papel

https://saidopapel.com.br/

Surgiu a partir da necessidade de se criar, no Rio de Janeiro, oportunidades de investimentos em startups e de desenvolver um mecanismo de suporte para o crescimento delas. Assim, a Sai do Papel nascia como uma aceleradora de startups. Hoje, a Sai do Papel se tornou muito mais do que uma aceleradora de startups, se posicionando como uma plataforma de empreendedorismo e inovação com o propósito de auxiliar e conectar pessoas, startups e corporações através das suas unidades de negócio.

ACATE- Associação Catarinense de Inovação

https://www.acate.com.br/

Possui a  missão de apoiar o ecossistema local de ponta a ponta, das startups às empresas de grande porte, gerando conexões que fortalecem o setor de tecnologia no estado de Santa Catarina. Possui alguns centros de inovação no estado.

Instituto Gênesis – PUC Rio

http://www.genesis.puc-rio.br/ 

O Instituto Gênesis é uma unidade complementar da PUC-Rio, com o objetivo de transferir conhecimento da Universidade para a sociedade, por meio da formação de empreendedores e da geração de empreendimentos inovadores de sucesso, contribuindo assim para a inclusão social, a preservação da cultura nacional e melhoria da qualidade de vida da região onde está inserido.

ULTRATECH

https://www.ulbratech.com.br/br/

A Ulbratech congrega as ações relacionadas ao empreendedorismo e a inovação na comunidade onde a marca Ulbra está inserida, contemplando parques tecnológicos, incubadoras tecnológicas empresariais e núcleos de inovação e transferência de tecnologia. Parques científicos e tecnológicos.Tem como missão, promover a cooperação e a integração entre os parques e incubadoras tecnológicos e núcleos de inovação e transferência tecnológica da ULBRA com organizações públicas e privadas, fomentando a inovação tecnológica e o desenvolvimento das regiões em que estes atuam.

BS INNOVATION HUB

https://bsinnovationhub.com.br/

Hub de inovação do Ceará. Possui um blog também.

cietec – inovação e empreendedorismo

https://www.cietec.org.br/

Cietec é uma associação civil sem fins lucrativos de direito privado estabelecida com a missão de promover o Empreendedorismo Inovador, incentivando a transformação do conhecimento em produtos e serviços de valor agregado para o mercado. O Cietec é a entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen – Cietec, instalada no campus Ipen, na Cidade Universitária, em São Paulo, cuja governança é conduzida por um Conselho de Direção Estratégica constituído por membros indicados pela USP, Ipen, FIESP e Anpei. Na Incubadora USP/IPEN-Cietec são oferecidos suporte e apoio nas áreas tecnológicas, empresarial e na captação de recursos de fomento e investimento, alem de infraestrutura física e ambientes de convívio compartilhado e sinérgico, direcionados para o desenvolvimento e fortalecimento dos negócios de micro e pequenas empresas de base tecnológica.

orbi – conecta

https://orbi.co/

A nossa rede de conexões cria oportunidades de negócios entre startups, corporações e outros agentes do ecossistema de inovação. Nosso propósito é provocar transformações relevantes para a sociedade. Estamos baseados em Belo Horizonte. A nossa sede é um ambiente 4.0 criado para que pessoas e negócios possam se desenvolver, experimentar futuros e se conectar.

Hub de inovação Paulo Cunha do INSPER

https://www.insper.edu.br/hub-de-inovacao-paulo-cunha/

Atua na junção da área de negócios, economia e tecnologia para ajudar as empresas a melhorarem a sua gestão e utilizarem os processos de transformação digital conectados à estratégia, com destaque para dois tipos de tecnologia: a tecnologia da boa gestão e a tecnologia que promove transformação de processos e modelos de negócio.

INOVATIVA BRASIL

https://www.inovativabrasil.com.br/

Somos um movimento que abrange e conecta comunidades de todo Ecossistema de Empreendedorismo. Juntos, formamos uma rede de apoio e mentoria para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento de negócios inovadores.

Plataforma de inovação para a indústria – SESI / SENAI

https://www.portaldaindustria.com.br/canais/plataforma-inovacao-para-a-industria/ 

A Plataforma Inovação para a Indústria financia o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços inovadores, com o objetivo de aumentar a produtividade e a competitividade da indústria brasileira, além de promover a otimização da segurança e saúde na indústria. Ela coloca editais para estimular o desenvolvimento de soluções inovadoras para a indústria brasileira. No edital atual, existem 10 categorias de projetos, tais como, conexão com startups, inovações de alto impacto setoriais, alianças entre indústrias e outros atores do ecossistema, parcerias com os institutos SENAI

Institutos SENAI de inovação

http://institutos.senai.br/

São 26 institutos no Brasil para ser uma ponte entre o meio acadêmico e as necessidades do empresariado nacional. Seu foco de atuação é a pesquisa aplicada, o emprego do conhecimento de forma prática, no desenvolvimento de novos produtos e soluções customizadas para as empresas ou de ideias que geram oportunidades de negócios.

Institutos SENAI de Tecnologia

http://institutostecnologia.senai.br/  

São 58 institutos no Brasil com o objetivo de manter as empresas atualizadas tecnologicamente. Atuam fortemente na prestação de serviços técnicos especializados de metrologia e consultoria e desenvolvem soluções com base nas tecnologias existentes para criar novos processos e produtos, por meio

Laboratórios Abertos SENAI

https://www.portaldaindustria.com.br/senai/canais/inovacao-e-tecnologia/laboratorios-abertos-senai/laboratorios-abertos-senai-onde-estamos/

Os laboratórios abertos são ambientes de aprendizagem com equipe multidisciplinar e infraestrutura e de acesso livre para inventores, empreendedores e startups desenvolverem, de maneira colaborativa, produtos, processos e negócios inovadores. O SENAI mantém sete laboratórios abertos em locais com concentração de incubadoras, parques tecnológicos e possíveis participantes do projeto

Venture Capital (fundos de investimento)

Os exemplos que colocamos acima de crowdfunding também podem ser considerados de venture capital. O que muda é como eles captam os recursos a serem investidos nas startups. Esses fundos investem também em empresas mais maduras, o que é considerado um investimento de private equity. Seguem mais alguns exemplos de fundos de venture capital.

VENTURE CAPITAL BRASILEIRAS

big_bets venture capital – Brasil

https://www.bigbets.com.br/ 

KPTL

https://kptl.com.br/

A KPTL é resultado da fusão entre A5 Capital Partners e Inseed Investimentos, duas gestoras de VC do Brasil.

VOX Capital

https://www.voxcapital.com.br/ 

Y.W.F. Ventures

https://www.ywfventures.com.br/

 

VC DO EXTERIOR QUE INVESTE EM STARTUPS NO BRASIL

500 Startups

https://sea.500.co/

BOND capital

https://www.bondcap.com/ 

Constellation

https://constellation.com.br/ 

D1 Capital Partners L.P.

https://www.linkedin.com/company/d1-capital-partners/ 

D1 Ventures

https://d1.ventures/

Endeavor Catalyst

https://endeavor.org/catalyst/ 

Founders Fund

https://foundersfund.com/ 

General Atlantic growth equity investor

 https://www.generalatlantic.com/

General Catalyst

https://www.generalcatalyst.com/

GGV capital

https://www.ggvc.com/ 

GREENOAKS investment

https://www.greenoaks.com/ 

International Finance Corporation

https://www.ifc.org/wps/wcm/connect/corp_ext_content/ifc_external_corporate_site/home 

KASZEK  Entrepreneurial capital – Latin America

https://www.kaszek.com/ 

NASPERS

https://www.naspers.com/

NXTP Venture

https://nxtp.vc/ 

prosus da NASPERS

https://www.prosus.com/ 

QED investors

https://www.qedinvestors.com/ 

QUALCOMM ventures

https://www.qualcommventures.com/ 

Redpoint

https://www.redpoint.com/ 

Red Sea Ventures

http://www.redseaventures.com/ 

Ribbit Capital

https://ribbitcap.com/ 

Riverwood Capital 

https://www.riverwoodcapital.com/ 

SEQUOIA

https://www.sequoiacap.com/ 

Softbank

https://visionfund.com/

Leia a história da Softbank (que não é um banco) e sobre a criação do seu fundo de venture capital, o Vision Fund, neste link

Spruce House Investment Management

https://www.sprucehousecapital.com/

Tiger Global

https://www.tigerglobal.com/ 

VELVET SEA VENTURES

https://velvetseavc.com/

Startup Studio ou Venture Building

Algumas Startup Studio podem ser consideradas hubs de inovação. Quando tivermos múltiplas categorias, poderemos classificar de uma forma mais completa essas instituições.

Fábrica de Startups

https://juntos.fabricadestartups.com.br/inove-com-a-fabstart/ 

eMotion 

https://www.emotionstudios.com.br

Play Studio 

https://playstudio.io

ACE Cortex 

https://acestartups.com.br/cortex/

FCJ Venture Builder 

https://fcjventurebuilder.com

Move2

https://www.linkedin.com/company/move2-the-next-level/ 

Parques Tecnológicos

Em 2017 o Brasil possuía 103 parques tecnológicos: 37 em fase de projeto, 23 em fase de implantação e 43 em fase de operação (MCTI, UNB, 2019). Vamos listar a seguir os parques em operação retirados deste estudo. Os que possuem hyperlinks destacamos como os principais, com base na análise da Previsa e outras informações:

#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }