Glossário: Visão do produto

« retornar para home do glossário

Uma representação textual e/ou visual clara e concisa  do que deve ser atingido no projeto, podendo incluir características do mercado alvo e antecipar determinadas características da solução (REID; DE BRENTANI, 2010; BENASSI et al., 2016).

Produto do projeto

A definição colocada acima é da visão do produto de um projeto. Neste caso, “produto” não representa a definição de produto que colocamos no glossário. O termo produto aqui significa “produto do projeto”, ou seja, resultado do projeto (project). Visão é um termo da gestão ágil de projetos.

Na figura a seguir mostramos a diferença entre o produto do projeto e o produto na definição mais usual do glossário.

Figura 89: ilustração da diferenciação de um produto (resultado) de um projeto para o caso de um desenvolvimento de produto sob encomenda e de um produto para o mercado. 

O resultado de um projeto de desenvolvimento de um produto sob encomenda é o próprio produto final (objeto), pois ele é único. Nesse caso, a visão do projeto corresponde à visão do produto final.

O resultado de um projeto de desenvolvimento de um produto para o mercado inclui as especificações da cadeia de valor para que seus processos  de negócio possam ser operacionalizados. Entre outros, citamos vender, produzir, entregar e prestar serviços. A visão deste projeto do produto (resultado do projeto) também inclui a visão do produto final, mas não só isso. Ela deve incluir também a visão dos processos da cadeia de valor e das informações que devem ser geradas para que a empresa possa criar e operar sua cadeia de valor..

Se considerarmos ainda os tipos de inovação, são vários os possíveis “produtos (resultados)” dos projetos de inovação, ou seja, os objetos de inovação, tais como um novo modelo de negócios, marca, marketing, serviço etc.

Ambiguidade do termo visão

No contexto da inovação, a visão pode conter:

  1. ideias e insights iniciais sobre uma solução do “problema” que queremos “resolver” (ou seja, as dores, oportunidades, ameaças, necessidades, requisitos e desafios). A partir da visão desenvolvemos as ideias e os conceitos para “resolver os problemas”por meio de projetos exploratórios, que após entender o “problema”, devem validar hipóteses de valor (market fit) e de mercado (escalabilidade)
  2. Ideias e conceitos mais concretos sobre o produto (resultado) do projeto de inovação. Isso ocorre quando já existe se consegue vislumbrar o resultado final, pois provavelmente já passou por uma fase de ideação anterior.

Essas opções estão ilustradas na próxima figura.

Veja que não estamos falando de projetos incrementais poucos inovadores, que não utilizam o conceito de visão, pois nesses casos já é possível definir o escopo do projeto.

A figura anterior é um detalhe da figura apresentada a seguir.


BENASSI, João Luís Guilherme; AMARAL, Daniel Capaldo; FERREIRA, Lucelindo Dias. Towards a conceptual framework for product vision. International Journal of Operations & Production Management, 2016.

REID, Susan E.; DE BRENTANI, Ulrike. Market vision and market visioning competence: Impact on early performance for radically new, high‐tech products. Journal of Product Innovation Management, v. 27, n. 4, p. 500-518, 2010

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }