Glossário: Protótipo funcional

« retornar para home do glossário

Um protótipo funcional é uma versão mais avançada e próxima do produto final, que replica tanto suas características físicas (no caso de produtos físicos, obviamente) quanto suas funcionalidades reais principais, materiais semelhantes aos do produto final, permitindo que ele seja testado em condições próximas ao uso real.

Ao contrário dos protótipos de baixa fidelidade, que são usados nas fases iniciais para validar conceitos e ideias com modelos simples (como maquetes, wireframes ou protótipos em papel), o protótipo funcional é construído nas fases finais de detalhamento, já próximo da versão final do produto.

Esse tipo de protótipo físico é normalmente utilizado para testes de desempenho, usabilidade e homologação, garantindo que o produto atenda às especificações técnicas e às expectativas dos usuários antes de entrar em produção.


Segundo Sparkmate (2023): 

Um protótipo funcional é uma amostra ou modelo de um produto construído para testar um conceito ou processo, além de servir como um suporte visual que pode ser replicado, aprimorado e estudado. Esse termo é amplamente utilizado em diversas áreas, como design, eletrônica, programação de software e, principalmente, no desenvolvimento de produtos.

Esse tipo de protótipo visa proporcionar uma visão tangível do produto, permitindo testar e experimentar novos designs, aumentando a precisão dos inventores. Frequentemente, é construído com uma combinação de impressão 3D e peças prontas, criando um protótipo que funciona na prática. Ele é importante, pois demonstra seriedade e profissionalismo em relação ao desenvolvimento de um novo produto.

O objetivo de um protótipo funcional pode ser, por exemplo, testar um mecanismo que, embora funcione no papel, nunca foi testado em condições reais.


Protótipo funcional na área de software (Altersoft, 2022)

No desenvolvimento de software, um protótipo funcional é geralmente uma versão clicável que simula a interação real do usuário, mas sem um back-end completo. Seu objetivo é testar a interface, fluxos e funcionalidades principais.

Altersoft (2022) subdivide o protótipo funcional (de software) em três subtipos:

  • Protótipos de dados ao vivo (live-data prototypes): Usados para testar interações com dados reais e identificar problemas no desempenho.
  • Protótipos de alta fidelidade de usuários (high-fidelity user prototypes): Simulam a experiência do usuário com precisão, oferecendo uma visão quase final do produto.
  • Protótipos de viabilidade (feasibility prototypes): Avaliam a viabilidade técnica de uma ideia ou funcionalidade antes do desenvolvimento completo.

Ulrich et al. (2019) definem 3 tipos de protótipos funcionais físicos:

  • Protótipos Alfa: Usados para verificar se o produto funciona conforme o esperado. As peças são semelhantes às da versão final, mas feitas com processos de prototipagem, como peças plásticas usinadas ou moldadas em borracha, em vez de moldagem por injeção, como seria na produção. O moldagem por injeção exige um investimento nos moldes, que são muito caros e só devem ser utilizados quando forem produzidos em grandes quantidades.
  • Protótipos Beta: Testam a confiabilidade e identificam falhas, geralmente em uso por clientes. As peças são feitas com processos de produção reais, como moldagem por injeção, mas a montagem é feita por técnicos em uma oficina de protótipos, e não na linha de produção. Podem ser utilizados para homologação de produtos.
  • Protótipos de Pré-produção: Primeiras unidades feitas pelo processo completo de produção, em quantidade limitada. Eles servem para verificar a capacidade do processo produtivo e realizar mais testes, sendo, às vezes, chamados de protótipos de produção piloto. Podem servir para homologação da manufatura e certificação do produto final.
O texto em itálico foi acrescentado por nós.

Altersoft (2022) Functional Prototype: How to Iterate with Your Software Product. Disponível em: https://www.altexsoft.com/blog/functional-prototype/ Recuperado em: 26 setembro 2024.  

Sparkmate (2023) Functional Prototyping: How the Iteration Process Goes. How to build a functional prototype and the road to building a MVP. Disponível em: https://www.sparkmate.com/blog/functional-prototyping Recuperado em: 26 setembro 2024. 

Ulrich, Karl T.; Eppinger, Steven D.; Yang, Maria (2019) Product Design and Development. 7th. ed. New York: McGraw Hill.

« retornar para home do glossário
#printfriendly a { color: blue !important; text-decoration: underline !important; } #printfriendly i, #printfriendly em { color: purple !important; } @media print { .break-page-before { page-break-before: always !important; } h1 { page-break-before: always !important; font-size: 32px !important; } div.no-page-break-before h1, div.no-break-page-before h1 { page-break-before: avoid !important; } }