“A gestão da configuração é um processo de gerenciamento para estabelecer e manter a consistência das características de desempenho, funcionais e físicas de um produto com seus requisitos, design e informações operacionais ao longo de sua vida” (U.S. Department of Defense., 2002).
Ou seja, é o processo de gestão da configuração de sistema ou da configuração de produto. |
Principais funções da gestão da configuração segundo a MIL-HDBK-61B (U.S. Department of Defense., 2002:
- Planejamento e gestão da configuração: Esta função envolve o planejamento e a organização das atividades de gestão da configuração, incluindo a definição da estratégia de gestão da configuração, a alocação de responsabilidades e recursos, e a interação com outras atividades relacionadas, como a engenharia de sistemas e a logística.
- Identificação da configuração: Envolve a identificação dos itens de configuração (CIs – Configuration Items) e a documentação associada. Isso inclui a nomeação, marcação e serialização dos produtos, garantindo que todos os itens configuráveis sejam claramente identificados e rastreáveis ao longo do ciclo de vida.
- Controle de configuração: Gerencia as mudanças nas configurações identificadas. As mudanças propostas (engineering change proposals – ECPs, Requests for Deviations – RFDs) são avaliadas, aprovadas ou rejeitadas, e as alterações autorizadas são documentadas e implementadas.
Conheça as definições de: – engineering change management – gestão das mudanças de engenharia (ECM), que é o processo principal do controle da configuração. – engineering change request – sinônimo de engineering change proposal – engineering change order – depois que a proposta é aprovada e deve ser implementada |
- Contabilidade de status da configuração: Rastreia e reporta o status atual de todos os itens configurados, incluindo as mudanças implementadas e a documentação aprovada. Isso assegura que todas as informações estejam atualizadas e acessíveis ao longo do ciclo de vida do produto.
- Verificação e auditoria da configuração: Garante que a configuração documentada corresponde à configuração real do sistema. Inclui atividades de verificação, validação e auditoria para assegurar a conformidade e a integridade da configuração ao longo do ciclo de vida do produto.
U.S. Department of Defense. (2002). MIL-HDBK-61B: Configuration management guidance. Department of Defense.
« retornar para home do glossário