A prática - Caso
FLOOW 2 - ''World's reset button''Compartilhamento de equipamentos
Resumo
Companhia Neerlandesa que opera uma plataforma online para conectar diferentes negócios, possibilitando o uso compartilhado de equipamentos.
Tipo de empresa: startup
Objetos de inovação: modelo de negócios
Grau de novidade: incremental
Estratégia: B2B
Setor: plataforma online
Intro
A Empresa
A FLOOW2 é uma das primeiras empresas a buscar soluções para aplicar os conceitos de Economia do Compartilhamento entre diferentes negócios, possibilitando até conexões internacionais. Seu modelo de negócios tem entre seus pilares a sustentabilidade, agindo de acordo com os princípios de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU
Por que conhecer este caso?
Os conceitos de Economia do Compartilhamento estão entre as principais tendências mundiais, com negócios crescendo nos mais diversos setores da economia. O caso da FLOOW2, em específico, torna-se interessante por aplicar essas práticas para comércio entre diferentes negócios, demonstrando que a Economia do Compartilhamento é extremamente adaptável, podendo ser aprimorada por meio de ferramentas e recursos diferentes para cada setor.
Problema
O principal problema abordado pelo modelo de negócios é o desperdício de recursos físicos, mais especificamente equipamentos e maquinário (como furadeiras ou moto-serras por exemplo), os quais são adquiridos, utilizados e então armazenados, sendo deixados de lado até que sejam necessários novamente.
Ações
Com o intuito de promover a Economia Compartilhada, foi criado um marketplace online onde diversas empresas e pessoas podem conectar-se e alugar seus equipamentos para terceiros que necessitem utilizá-los. Para aprimorar a experiência foi desenvolvido um sistema ‘’smart sharing marketplace’’, software que funciona agrupando e categorizando os diversos tipos de bens disponíveis, facilitando a busca e a formação de parcerias entre os usuários, separando os diversos setores e equipamentos.